Estiveram presentes 496 atletas em representação de 51 clubes, sendo  esta a última prova da época 2013 / 2014.

Nesta competição, Adriano Niz, em representação do GD  Famalicão, teve uma excelente prestação. Nadou e venceu 5 provas, obtendo o título de campeão nacional e 6 recordes nacionais, nas seguintes provas: 100 costas; 200 costas; 400 estilos; 100 livres; 200 Livres – campeão Nacional e record nacional e 200 costas bateu record nacional na passagem dos 100 metros.

Adriano Niz foi ainda o nadador mais pontuado nesta competição com 973  pontos nos 100 costas e considerado o nadador do ano 2013/ 2014 de Masters, em  todas as categorias de Masters (categorias: A a N).

 

Já nas piscinas municipais de Campanhã, tiveram lugar os Campeonatos Regionais de Absolutos e Juvenis de Verão. 

A equipa de natação pura do Clube Naval Povoense esteve representada por Lara Seixas, Joana Lopes, Marlene Valentim, Sabrina Margarido e Miguel Soares. Na última prova da temporada, os atletas poveiros evidenciaram a sua melhoria técnica bem como uma melhor e maior atitude competitiva. 

Os treinadores João Pereira e Miguel Pacheco afirmam que, apesar dos poucos anos de prática dos atletas, existe uma boa margem de progressão a ser trabalhada para a próxima época.

Por outro lado, a nadadora Ana Rita Oliveira, participou com grande empenho e motivação, demonstrando todas as suas capacidades essencialmente técnicas no estágio de cadetes da Associação de Natação do Norte de Portugal, tornando-se assim na primeira nadadora da secção de natação pura do CNP, com apenas três anos de existência, a atingir esse objetivo, o que deixou bastante satisfeitos os treinadores Estêvão Liberal e Joana Fonseca.

 

Decorreram também várias competições, tanto a nível Nacional, como Regional, com excelentes prestações dos atletas poveiros da secção de atletismo do CDP. O destaque deste fim-de-semana vai para atleta júnior Jéssica Serra que esteve presente no Campeonato Nacional de Juniores conseguindo obter um novo recorde pessoal no Heptatlo de 3571 pontos, obtendo assim o 5º lugar nacional. As marcas individuais das 7 provas realizadas pela atleta foram as seguintes: nas 100 barreiras – 18,17s; no salto em altura – 1,35m; no lançamento do peso 4Kg – 7.90m; nos 200m – 27,27s; no salto em comprimento – 4,92m; no lançamento do dardo 600g – 20,03m; nos 800m – 2.27,10s; de referir ainda que a atleta com esta pontuação consegue mínimos para os Campeonatos de Portugal que irão decorrer em Lisboa no final deste mês.

Por sua vez, a atleta juvenil Cecília Costa, no salto em altura, tornou a alcançar 1.53m obtendo a 7ª posição. Estas atletas demonstraram, assim, a excelente forma em que estão pois, apesar das más condições climatéricas, conseguiram alcançar marcas notáveis.

No campeonato Regional de Iniciados, que decorreu no Estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho na Maia, os resultados foram os seguintes: no salto em comprimento – Tiago Eusébio foi 16º com 4.16m e Beatriz Dias 17ª com 3.36m; nos 250m – Vasco Alves foi 2º da 2ª série com 34,54s; no lançamento do dardo 600g – Vasco Alves foi 4º com 27.53m; nos 80m barreiras – Beatriz Dias foi 4ª da 2ª série com 16,55s.

No XXVI Grande Prémio de São Pedro da Póvoa de Varzim, corrida com percurso de 10km os resultados foram os seguintes: Américo Moreira 20º com 33.07s; Vitor Gomes 49º com 35.38s; Martim Freitas 55º com 35.49s; António Magalhães 194º com 40.56s; Nadine Laranjeira 196ª com 40.59s; Joaquim Moreira 198º com 41.00s; Diogo Campos 251º com 42.04s; Miguel Ferreira 351º com 43.37s

 

Também a equipa do Atlético da Póvoa esteve presente em duas provas, no Regional de Iniciados e no Grande Prémio de S. Pedro.

No Regional de Iniciados 2014 qualificou-se coletivamente em 3º lugar, quer no escalão Feminino quer no Masculino, tendo-se revelado  a equipa mais equilibrada do torneio. É de se registar  que para estes resultados contribuíram as participações dos jovens poveiros, em Iniciadas a Adelaide Cadilhe, Mariana Novo, Sara Gomes e Aline Morais, as Infantis Carolina Gamboa, Filipa Monteiro e Joana Vila Cova, já nos Masculinos, os Iniciados Eduardo Prieto, Emanuel Silva e Rafael Costa e  os Infantis André Regufe, Diogo Pontes, João Lanhas, Marco Silva, Nuno Rosa e Rúben Oliveira.

O Atlético da Póvoa sagrou-se Campeão Regional na estafeta masculina 4X80 com Nuno Rosa, Emanuel Silva, André Regufe e João Lanhas. Mariana Novo foi Campeã Regional de Salto em Comprimento, Vice-Campeã em Quadruplo Salto, 3º lugar no Salto em Altura e igual lugar no pódio nos 250m barreiras; Rafael Costa foi Campeão Regional de Lançamento do Martelo, do Disco e Vice-Campeão no Peso; Sara Gomes foi Campeã Regional de 1500m obstáculos e Adelaide Cadilhe foi Vice-campeã de Salto em Altura.

No Grande Prémio de S. Pedro, o clube poveiro fez-se representar por 17 atletas Séniores e Veteranos, tendo Avelino Eusébio obtido o 18º lugar na classificação geral, 14º no seu escalão e o 1º poveiro a passar a meta.

 

A União Poveira de Karaté realizou mais um Estágio de Verão. A oitava edição reuniu cerca de 140 atletas dos escalões jovens que participaram num acampamento de dois dias. Além da vertente de convívio num churrasco que juntou familiares, houve tempo para um treino de aprofundamento da técnica e para serem realizados exames de graduação, num evento ministrado por Fernando Miranda, Artur Monteiro e Cátia Teixeira, com Fernando Costa como avaliador. Estiveram presentes os núcleos de ensino do Bonfim, Beiriz; Terroso, Aguçadora, Rio Mau, Escolas Nova e dos Sininhos.

 

A equipa júnior do Clube Naval Povoense sagrou-se bicampeã nacional de juniores masculinos em Pólo aquático, nas piscinas do Clube Fluvial Portuense.

No primeiro dia, sábado, o Povoense venceu as equipas do CEAT (Trofa) por 35-05 e o CFPortuense por 02-15. No domingo, venceu durante a manhã o Sporting CP por 24-03. Na final, realizada à tarde, os Poveiros venceram o Fluvial por 12-07 e revalidaram o título nacional conquistado na época 2012-13.

Os juniores conseguem, assim, sagrar-se bicampeões regionais e nacionais em duas épocas consecutivas.

O atleta Rui Ramos (CNP) foi o MVP do torneio e o melhor marcador. Rui Pedro Pinheiro (CNP) recebeu também o prémio de melhor guarda-redes do torneio.

Para o set ideal foram selecionados 5 atletas do CNP: Rui Ramos, Pedro Pinheiro (GR), Maurício Maia, Manuel Arnaud e Jorge Figueiredo.