Com o apoio do município da Póvoa de Varzim, o Cineclube Octopus apresenta uma programação regular no Cine-Teatro Garrett com alguns dos melhores e mais recentes filmes.

As sessões realizam-se às quintas-feiras, às 21h45, com entrada gratuita para sócios do Cineclube Octopus e 4€ para não sócios.

O filme National Gallery é assinado por Frederick Wiseman. Está aconselhado para maiores de 12 anos. Trata-se de um documentário que retrata o dia-a-dia na National Gallery de Londres. Revela as responsabilidades de cada empregado e as experiências dos visitantes.

O documentário lança um olhar sobre o papel dos curadores e conservadores, bem como sobre cada um dos departamentos: científico, educação e conservação; e mostra a diversidade de pessoas que frequenta o museu.

Timbuktu é um drama realizado na Mauritânia, realizado por Abderrahmane Sissako, orientado para Maiores de 14 anos. Integrou a Seleção oficial do Festival de Cannes 2014 (Competição).

Sinopse: Diz o realizador Abderrahmane Sissako sobre o seu filme – a 22 de julho de 2012, em Aguelhok, uma pequena cidade no norte do Mali, um jovem casal que vivia em perfeita felicidade com os seus dois filhos foi apedrejado até a morte. O crime que cometeram: não serem casados perante Deus.

Aguelhok não é Damasco nem Teerão. E de maneira nenhuma estou a tentar explorar estes acontecimentos para efeitos de um filme. O que quero é testemunhar como cineasta. Porque nunca serei capaz de dizer que não sabia. E pelo que sei agora, tenho que contar esta história – na esperança de que nenhuma criança possa ter de aprender essa mesma lição no futuro. Que os seus pais podem morrer, simplesmente porque se amam.

Taxi é um documentário para maiores de 12 anos, realizado no Irão por Jafar Panahi. O filme foi o vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim.

Sinopse: A censura iraniana proibiu Jafar Panahi de fazer filmes, mas para fazer o realizador bastam uma pequena câmara e um táxi.

Um táxi circula pelas ruas coloridas e vibrantes de Teerão. Vários passageiros ocupam os lugares de trás e vão falando ingenuamente sobre as suas opiniões com o taxista, que é o próprio realizador Jafar Panahi.

A câmara colocada no seu estúdio móvel permite capturar o espírito da sociedade Iraniana através desta viagem divertida e dramática.

O conceituado realizador francês, Alain Resnais, é o autor do filme Vocês Ainda Não Viram Nada. A película é para maiores de 12 anos e apresenta o drama de um produtor de Teatro, Antoine.

Sinopse: Após a sua morte, Antoine, homem do teatro, convoca todos os seus amigos atores. Numa declaração grava pede-lhes para verem e avaliarem qualquer nova encenação da sua versão de “Eurídice”.

Entretanto, uma jovem companhia que deseja levar a cena a peça de Antoine, pediu autorização e aguarda por um veredito.