O Aguçadoura Surf Spirit marca o arranque dos festejos populares, nos dias 6 e 7 de julho, às 8h30, com o regresso das ondas de topo a nível nacional, num evento cada vez mais reconhecido em Portugal e no estrangeiro. Destaque igualmente para a 4ª edição da grande Concentração de Motas Antigas a ter lugar no domingo de 14 de julho, pelas 9h00.

O programa religioso começa no dia 20 de julho, às 19h00, com novena com missa e recitação de terço, a preceder as atuações da Academia Ginásio de Aguçadoura, da Corpore Dance Company, do GDCR Senhora do Ó e dos Dancing Rebels, com música a cargo do DJ Vítor Mon.

As atividades culturais de 21 de julho iniciam-se às 9h00, com a 10ª Concentração de Bicicletas Antigas em Aguçadoura e um desfile pelo percurso da Procissão e passeio até à Póvoa de Varzim, às 10h00. As atuações musicais estão reservadas para a parte da tarde, a partir das 15h00, com presença garantida de ranchos folclóricos da Póvoa de Varzim, Valença do Minho, Guimarães e Paços de Ferreira.

Segue-se a animação proporcionada pelo Grupo Zés Pereiras Vilacondenses, no dia 25 de julho, que irá percorrer a freguesia de lés a lés, a partir das 8h00. À noite, regressam as festividades religiosas com missa e procissão de velas, às 21h00, seguida do fado de Isabel Amorim, Fernando Moreira, Manuel Granja e Joaquim de Almeida e de fogo de artifício, às 00h00.

No dia seguinte, 26, Aguçadoura acorda bem cedo com uma salva de morteiros, às 8h00 e dez minutos depois é a vez do Grupo Zés Pereiras de Barcelinhos percorrer a vila, com a companhia de gigantones. O prato forte está reservado para a noite, com a atuação dos Blue and White, às 21h30, e de Toy, num grande concerto com hora marcada para as 22h00. No final da atuação do reconhecido cantor setubalense os céus aguçadourenses voltam a receber nova sessão de fogo de artificio, às 00h00.

As celebrações continuam a 27 de julho, com a realização de uma missa vespertina, precedida de reza do terço, às 19h00. A animação musical noturna contará com as presenças de Joana D´Arc, às 22h00, e dos Calema, às 23h00, a antecederem nova imponente sessão de fogo de artificio, desta feita à 1h00.

Os festejos religiosos serão nota dominante no dia 28 de julho com a celebração de primeira missa, às 7h30; entrada da Banda Musical da Póvoa de Varzim, às 8h15; missa solene em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e atuação do Grupo Coral de Aguçadoura, a partir das 11h00;  Fanfarra dos Escuteiros de Aguçadoura, às 15h30 e a tão aguardada saída da Procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem da Igreja Paroquial, que será acompanhada pela Cavalaria da GNR e irá contar com um Sermão proferido por um distinto orador, na praia.

Concluídas as cerimónias religiosas, Luigi Ferreira e Bárbara Bandeira sobem ao palco, às 22h00 e 23h00, respetivamente. O domingo cheio termina com fogo de artificio, às 00h00, mas as festividades só findam no dia seguinte, 29 de julho, com a realização de uma monumental corrida de cavalos e póneis.

Para mais informações consulte o programa completo das festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.