Hoje, o debate da 154.ª Reunião Plenária centrou-se no tema “Ucrânia – Um ano de apoio do CR na sequência da invasão em larga escala pela Rússia” e às consequências geradas pelo conflito nos Municípios dos 27 Estados-Membros. A este respeito, o Presidente da Câmara aproveitou a oportunidade para deixar o repto à UE, para que esta “atue o mais rapidamente possível no sentido de garantir que os municípios portugueses têm instrumentos e recursos que permitam, a todos os cidadãos, ter acesso a soluções habitacionais com dignidade”. Aires Pereira sublinhou que passado mais de um ano desde o início do conflito, e em estreita articulação com a rede social, Juntas de Freguesia e Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, “a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim atendeu mais de 120 pedidos de apoio por parte de cidadãos ucranianos e garantiu o apoio a cerca de 30 crianças e jovens que se encontram atualmente integrados em pleno, tanto em contexto escolar, quanto extracurricular”. O Comité das Regiões Europeu é composto por 329 membros que representam os órgãos de poder local e regional dos 27 Estados-Membros da UE. Recorde-se que Aires Pereira é membro efetivo deste órgão consultivo da União Europeia desde 2018.