A reunião foi presidida por Anne Karjalainen e contou com as intervenções de Mariya Gabriel, Comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, de Joost Korte, Diretor-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e da Inclusão da Comissão Europeia e de Apostolos Tzitzikostas, Presidente do Comité das Regiões Europeu, órgão consultivo da União Europeia  que Aires Pereira  integra como membro efetivo desde 2018.

A agenda da reunião, disponível abaixo, centrou-se na discussão e aprovação das quatro propostas de Parecer sobre a “Agenda de Competências para a Europa em prol da competitividade sustentável, da justiça social e da resiliência”, o “Apoio ao emprego dos jovens: uma ponte para o emprego da próxima geração e Reforçar a Garantia para a Juventude”, o “Relançamento dos setores cultural e criativo” e “Um novo EEI para a Investigação e a Inovação”. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim acompanhou com especial interesse a apresentação de propostas de emendas sobre a união pela igualdade, os planos de educação inclusiva e a digitalização, tendo votado favoravelmente os quatro Pareceres na sua globalidade.

Agenda 5.ª Reunião da Comissão da Política Social, Educação, Emprego, Investigação e Cultura (SEDEC)