A sessão contou com uma mensagem de vídeo do Presidente da Ucrânia, que sublinhou a importância de respeitarmos o “princípio de respeito pelas regiões e pelas comunidades”, algo que vê como “indispensável para todos”. Para Volodymyr Zelensky “quando o Comité das Regiões Europeu e os seus municípios e comunidades cooperam diretamente com a Ucrânia, com as nossas cidades e comunidades, isso significa uma cooperação que reforça não só ambas as partes, mas também a nossa própria Europa”.

Recorde-se que no âmbito do conflito na Ucrânia, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em estreita articulação com a rede social, Juntas de Freguesia e Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, já “atendeu mais de 120 pedidos de apoio por parte de cidadãos ucranianos e garantiu o apoio a cerca de 30 crianças e jovens que se encontram atualmente integrados em pleno, tanto em contexto escolar, quanto extracurricular”, conforme indicou Aires Pereira durante a 154.ª Reunião Plenária.

Nesta sessão, foram igualmente debatidos o enquadramento financeiro europeu sob uma perspetiva local e regional e as prioridades no âmbito das sinergias com o Comité das Regiões Europeu para o mandato de 2023-2025.

O Comité das Regiões Europeu é composto por 329 membros que representam os órgãos de poder local e regional dos 27 Estados-Membros da UE. Recorde-se que Aires Pereira é membro efetivo deste órgão consultivo da União Europeia desde 2018.