Em colaboração com a Direção-Geral do Consumidor (DGC), o Município da Póvoa de Varzim através do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, alerta para os riscos de intoxicação por inalação de monóxido de carbono e, aconselha sobre os cuidados a ter na instalação e utilização de equipamentos de combustão a carvão, lenha, petróleo, gasolina, gasóleo, gás natural, butano ou propano: esquentadores, caldeiras, fogões, lareiras, salamandras, aquecedores.
De salientar que o monóxido de carbono é um gás tóxico, incolor e inodoro que se mistura facilmente na atmosfera. A sua inalação pode colocar em risco a saúde e a vida da vítima, em função da concentração dos níveis de toxidade no ar, da duração da exposição e da suscetibilidade individual, sendo os grupos de maior risco, as crianças e os idosos.
Os efeitos nocivos deste gás manifestam-se através de sintomas diversos, entre outros: dores de cabeça, sonolência/cansaço, náuseas/vómitos e perda de sentidos.
Promova a segurança e evite acidentes!
Não utilize braseiras ou grelhadores a carvão em espaços fechados, limpe regularmente as chaminés e condutas de saída de fumos, solicite inspeções periódicas às instalações de gás, assegure-se que a instalação e a manutenção ou reparação de aparelhos de combustão é feita por profissional/empresa habilitada para o efeito, mantenha desimpedido o acesso a portas e janelas para a entrada e circulação de ar e, desligue/apague os aparelhos de combustão, sempre que se ausentar de casa.
Em caso de intoxicação por inalação de monóxido de carbono, areje o local e desligue o equipamento que possa estar na origem da ocorrência e contate o Centro de Informação Antivenenos, através do n.º 800 250 250. Nas situações mais graves que resultem, por exemplo, na perda de consciência da vítima, deverá contatar o 112.
Fonte: Direção-Geral do Consumidor