As ações foram ministradas por formadores dos “Delfins”, Associação de Nadadores Salvadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde e abrangeram mais de 300 alunos das nossas escolas.

A sensibilização concerne à educação sobre segurança em meio aquático, através da abordagem com as crianças de uma nova cultura de segurança, medidas preventivas, respeito pela sinalização das bandeiras, procedimentos adequados quando ocorre o desaparecimento de uma criança, noções básicas de primeiros socorros, conhecer o Nadador Salvador e a sua função, entre outros temas associados à segurança nas praias.

Com a promoção destas ações de sensibilização, espera-se que as crianças dos cinco agrupamentos de escolas do concelho sejam capazes de adotar estratégias de segurança nas praias, assumindo uma cultura de prevenção primária, que será facultada através da sensibilização para algumas temáticas, principalmente incidentes e acidentes que acontecem nestes locais.

Estas ações decorrem no âmbito da candidatura efetuada ao Programa Bandeira Azul da Europa, e em conformidade com os objetivos definidos pelo programa, sendo imperativa a concretização de diversas atividades de educação ambiental.