Trata-se de uma obra em regime de arrendamento apoiado, e que irá representar um investimento superior a 6 milhões de euros, dando cumprimento à Estratégia Local de Habitação do Município, em execução do Acordo de Colaboração celebrado entre o IHRU, I.P. e o Município de Póvoa de Varzim.

O Presidente da Câmara destacou a “grande unanimidade” da Assembleia no cumprimento deste projeto autárquico de política social, uma vez que todos os quadrantes políticos, à exceção do Partido Chega, votaram a favor, com várias intervenções de deputados municipais a enaltecer o Município da Póvoa de Varzim por ter já conseguido, nesta fase, ter todos os projetos habitacionais em curso.

Semelhante aceitação mereceram as medidas apontadas ao nível da política educativa, com Aires Pereira a destacar que, só em relação à requalificação das escolas, está previsto um investimento total de 30 milhões de euros. Segundo o próprio, “estamos a fazer a escola do século XXI”, respeitando as necessidades educativas do concelho e através de “projetos em parceria com quem usa os equipamentos: os professores, comunidade escolar e associações de pais, para uma educação que deve ser uma aposta de todos”.

Por fim, o Presidente da Câmara Municipal não esqueceu a intervenção do Presidente da Junta de Freguesia de Laúndos, Félix Marques, que alertou para a necessidade urgente de resolução do problema do mau funcionamento do aterro da Resulima. Aires Pereira ressaltou que “o investimento adicional autorizado não vai resolver o problema”, pelo que é necessário continuar a insistir com as entidades competentes para que monitorizem e regularizem a situação o mais rapidamente possível em defesa da nossa população.