Nas provas da ANDDI (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual), a atleta que representa o MAPADI/CDP, Ana Catarina Ramos, sagrou-se Campeã Nacional de 1500m/marcha e Vice-campeã Nacional de 60m/barreiras e salto em altura. Resultados que deixam orgulhosos os responsáveis técnicos e dirigentes das instituições que apoiam a atleta, designadamente o município da Póvoa de Varzim.

Os clubes que dinamizam o Atletismo, como o CDC Navais, o Atlético da Póvoa, o Grupo Recreativo Estela do Bonfim (GREB) e o CDP (Clube Desportivo da Póvoa) estiveram a competir em várias frentes no último fim de semana: no Torneio Regional de Lançamentos da Associação de Atletismo do Porto de Juvenis, Juniores e Seniores, provas realizadas no Inatel Porto (1ª e 2ª jornadas) e no Estádio Municipal da Póvoa de Varzim (3ª jornada), no Triatlo Técnico Jovem Regional, provas extras realizados no Estádio Municipal da Póvoa de Varzim, e no Corta-mato Regional longo, realizado em Felgueiras,

Do Corta-mato Regional longo, Nadine Laranjeira e Fátima Silva trouxeram para o CDP os títulos de Vice-Campeã Regional Júnior e Vice-Campeã Regional em Veteranos F35, respetivamente.

Neste campeonato há ainda a registar a conquista de um 3º lugar em Veteranos M35 de Paulo Jesus, do GREB.

No Torneio Regional de Lançamentos, houve resultados muito bons, tendo em conta que é a primeira prova da época de lançamentos longos. Apesar do mau tempo houve vários recordes pessoais e foram atingidos 8 pódios pelos atletas do CDP.

Destacam-se pelos títulos conquistados para o clube, as atletas Catarina Oliveira, que se sagrou Vice-Campeã Regional no lançamento do Disco 1Kg (com 15.26 m), Vice-Campeã Regional no lançamento do Martelo 3Kg (com 19.41m, novo recorde pessoal), Vice-Campeã Regional no lançamento do Peso 3Kg (com 9.18m); Filipa Carvalho que se tornou Vice-Campeã Regional no lançamento do Peso 4Kg (com 7.19m); e Manuel Soares, que se sagrou Campeão Regional no lançamento do Dardo 800g (com 33.95m).

O Atlético da Póvoa também participou no Torneio Regional de Lançamentos, no Porto, com o atleta Rafael Costa a conseguir um pleno nas provas em que participou – lançamento do peso (11,63) e lançamento do martelo (32,02m) –, sendo campeão regional de Juvenis nas disciplinas. Já em seniores, António Torrão conseguiu a 3ª posição regional no lançamento do peso 7.26 (com 10,26m).

Os atletas do CDC Navais atingiram 6 pódios, destacando-se o 1º lugar de José Silva no lançamento do Peso 7.26 (com 11,51m), seguindo-se o 2º lugar na mesma disciplina para Tiago Vieira (com 10,78m). No lançamento do peso 5Kg, Diogo Queiroga trouxe para Navais o 2º lugar (com 11,52m). Outro 2º lugar, mas em peso 4Kg, foi conquistado pela Daniela Miranda com 8,81m.

Os atletas do CDC Navais conseguiram mais dois 3ºs lugares no lançamento do martelo 5Kg e no lançamento do disco 1Kg, pelas prestações de Daniel Costa (24,81m) e Daniela Miranda (22,88m), respetivamente.

O lançador António Vital e Silva, que representa o SL Benfica no Lançamento Martelo de 7.26Kg, e que se encontra a treinar a 100% na Póvoa de Varzim, participou como atleta extra neste Torneio Regional de Lançamentos, acabando por conseguir ganhar a prova. António Vital e Silva fez um lançamento com 63.10m e o atleta reforçou a satisfação por ter condições para a prática da modalidade na Póvoa de Varzim.

No Triatlo Técnico Jovem Regional e provas Extras realizadas no Estádio Municipal da Póvoa de Varzim também há boas prestações dos atletas do CDP a assinalar, como o caso de José Monteiro (Jun.), que ficou em 2º com 125.8s nas provas Extras, nos 200m, ou ainda Diana Baptista (Jun.), a 2ª classificada nos 60m, com 8.9s.

Não podemos esquecer que a infantil Beatriz Dias foi a 1ª da 3ª série dos 60m/barreiras no Triatlo Técnico com 11.6s.

O CDC Navais conseguiu excelentes prestações com 4 atletas no 1º lugar do pódio: Ondina Salgado, em seniores, na prova extra de 200 metros (com 29.1s), e ainda nos 60 metros planos (também na prova extra1, com 8.6s); a Júnior Raquel Marafona foi 1ª nos 60 m/barreiras, na prova extra, com 12.1s; e André Leite, em Juvenis, classificou-se em 1º lugar na 2ª série dos 60 m/barreiras, com 9.9s.

Na prova extra de 60 metros, o Júnior Bruno Machado, do Atlético Clube, foi o 1º classificado, com 7.3s. O iniciado João Lanhas, também do Atlético, ficou em 2º no salto em comprimento, 1ª série (com 10,8), enquanto a colega Adelaide Fortunato (Juvenil) ficou em 2º no salto em altura da 1ª série (com 1,42). 

O CDP teve também boas notícias em Basquetebol, pois a equipa Sub20 Masculinos conseguiu um honroso 2º lugar na Fase Final do Campeonato Distrital.

No Hóquei em Patins, registou-se o empate nos seniores B, a contar para o Nacional da 3ª divisão: CDP 6 X 6 CCD Ancorense. 

Os atletas poveiros na seleção da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) também tiveram um fim de semana de vitórias. A seleção venceu a primeira edição do Torneio Inter-Regional de Sub-17 masculino, que se disputou na Piscina Municipal de Campanhã, no Porto, ao somar por vitórias os dois jogos disputados.

Os nadadores campeões atingiram ainda patamares de distinções do Torneio. Jorge Figueiredo, jogador do Clube Naval Povoense (CNP) e Capitão da Seleção, foi eleito o melhor nadador do torneio (distinção MVP) e André Vieira (também do CNP) foi um dos guarda-redes que defendeu a baliza dos nortenhos.

E a preparar uma viagem internacional está Ina Certan, atleta do CKA (Centro de Karaté Aguçadourense), que parte esta semana para Zurique, na Suíça, onde vai participar, pelo primeiro ano, no Europeu de Sub 21.

Ina e o seu irmão Vitalie ainda participaram, no último fim de semana, em Pombal, do treino de seleção Nacional. Enquanto isso, o CKA participava, em Coimbra, com uma comitiva de 10 atletas no treino de graduados do Centro Português de Karaté, e também, em Valadares, no treino regional Norte da FNK-P, onde são selecionados os melhores atletas de cada escalão, e para o qual o CKA enviou 6 atletas.