Póvoa de Varzim, 17.07.2007 - Ontem à tarde, perto de duas dezenas de crianças estiveram a aprender como se faz pasta de papel e como o papel de jornal se pode transformar e ser reutilizado.
Com recurso a água e folhas de jornal, as técnicas da lipor e da Biblioteca Municipal demonstraram o processo de transformação e reaproveitamento do papel, o que permite perceber melhor a importância da reciclagem para a economia de recursos e protecção do ambiente.
Esta foi mais uma das acções de parceria entre a Biblioteca Municipal e a lipor na organização de actividades e jogos pedagógicos sobre educação ambiental. Agora com um calendário de Verão, as actividades vão decorrer no Diana Bar, nos meses de Julho e Agosto, em sessões de uma hora de duração, a partir das 15h30, e envolvem a participação de crianças que, através de jogos e de oficinas de reutilização de materiais vão aprender as boas práticas ambientais.
A primeira destas oficinas de reciclagem e reutilização teve lugar esta tarde e a próxima terá lugar ainda esta semana, no dia 19, à mesma hora, voltando a incidir sobre o papel.
No dia 26 de Julho, dia dos Avós, as crianças são convidadas a levarem até ao Diana Bar os seus avós para participarem na oficina de reutilização onde aprenderão a fazer flores a partir de garrafas de plástico. Já em Agosto, de volta ao papel, mas agora ao de jornal, a partir do qual as crianças aprenderão a fazer chapéus. No dia 9 de Agosto, o desafio será transformar embalagens de iogurtes em brinquedos e, no dia 13, aprender a fazer flores a partir de embalagens de cartão para ovos.
Com estas iniciativas, os Serviços Educativos da Biblioteca Municipal, em colaboração com a lipor, promovem junto do público Infanto-Juvenil a reciclagem e a sua importância na preservação do ambiente.
O Diana Bar, onde funciona uma das duas Bibliotecas de Praia e onde há um cantinho dedicado aos mais novos, é o espaço ideal para transmitir esta importante mensagem em ambiente descontraído e de férias. Cada actividade é orientada por um ou mais técnicos da Biblioteca e do pelouro do Ambiente e por dois técnicos da lipor, os eco-conselheiros.