A iniciativa A Várias Mãos #3 encontra-se inserida na Ação 4 – “Elos…Trampolim para a Criatividade” do Projeto “PVPV – Póvoa de Varzim Promove Valores”, integrado nos PIICIE (Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar) e cuja candidatura foi apresentada ao Programa Operacional Regional NORTE 2020.

A Várias Mãos #3 é a continuidade do projeto concelhio de escrita colaborativa  promovido pelos professores bibliotecários e Biblioteca Municipal Rocha Peixoto que mobilizou alunos, pais e professores das escolas do concelho.

O projeto do livro e audiolivro contou com a colaboração do Jornalista Alberto Serra. As sessões foram realizadas em contexto de aula e em articulação com os respetivos docentes dos alunos, desde o pré-escolar até ao secundário, nos vários estabelecimentos de ensino.

O processo de escrita teve como mote “Terra – Mar” associado à Póvoa de Varzim, com estrutura e conteúdo na modalidade de Poesia. A partir de exercícios de oralidade foram produzidos textos poéticos e ilustrações. De seguida procedeu-se à gravação dos textos pelas vozes dos alunos.

Em cada ciclo de aprendizagem, do pré-escolar, do ensino básico ao ensino secundário de cada escola ou agrupamento de escolas do concelho, foram mobilizados alunos ou turmas para o processo de escrita colaborativa, para o processo de ilustração dos poemas e gravação dos textos. Para além dos alunos, este projeto foi ainda dinamizado com famílias na Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves.

Esta atividade promoveu uma experiência enriquecedora de leitura e de escrita que fez dos alunos do concelho autores e mobilizou competências de respeito pela propriedade intelectual, respeito pela opinião e ponto de vista do outro e responsabilidade cívica na promoção da cultura e da interação da escola com a comunidade e com os parceiros educativos.