Quanto ao primeiro ponto, aprovado por unanimidade, prevê a atribuição de um índice de construção excecional (mais elevado do que o previsto no Plano Diretor Municipal) para que o Clube Desportivo da Póvoa (CDP) e o Varzim Sport Club (VSC) tenham a liberdade de efetuar uma operação imobiliária que lhes permita a condição financeira necessária para a transição das suas instalações para o Parque da Cidade.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, comprometeu-se a efetuar uma auscultação pública, com um período para a receção de sugestões, acerca de novas soluções sobre o tipo de construção para aquela zona sensível da cidade, junto ao mar.

Aires Pereira afirmou que o CDP está “a remar contra a maré, como se comprova com a aprovação por unanimidade da proposta pela Assembleia Municipal”. O Desportivo, já depois de saber da intenção da suspensão, solicitou, sem sucesso, à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte que travasse a decisão de ontem. O autarca adiantou que o clube passou uma procuração à empresa angolana (PEC – Projetos, Consultadoria e Investimentos, Lda.) com quem firmou um acordo para a operação imobiliária, dando-lhe poderes para tratar dos assuntos relativos a esta matéria. O CDP solicitou uma reunião com o Executivo e Aires Pereira vai levar este pedido a discussão na próxima reunião com a vereação.

Relativamente ao segundo ponto da ordem do dia, a Assembleia Municipal aprovou a compra de um terreno onde serão construídos 150 apartamentos. O objetivo é fixar jovens na Póvoa de Varzim através de preços controlados. Isto porque os preços demasiado altos do mercado imobiliário de venda e de arrendamento fazem com que o Município entenda que deve intervir.

Aires Pereira informou que cada bloco de apartamentos será projetado por diferentes arquitetos para ser uma espécie de cidade e não de gueto. O projeto de arquitetura e a alienação das frações serão da responsabilidade do Município. A escassa oferta face à procura no mercado de arrendamento na Póvoa de Varzim, devido à crescente oferta turística e de alojamento local, faz com que a juventude procure outros concelhos para fixar residência. Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, esta é uma oportunidade de intervir no mercado habitacional e criar uma zona residencial junto à Escola Cego do Maio. O autarca explicou, ainda, que no terreno de 18 mil m2 será construído um espaço desportivo para complementar o equipamento da Escola.