As seis candidaturas efetuadas pelo município foram atribuídas pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), organização não-governamental e sem fins lucrativos, que conta com o apoio da Comissão Europeia, e que em Portugal é representado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A Póvoa de Varzim junta-se, assim, aos 57 restantes concelhos de Portugal – sendo que apenas dez são do Norte do país – com Bandeiras Azuis. Estas são as primeiras candidaturas do concelho e todas foram aprovadas. De destacar que apenas existem oito novas zonas balneares no Norte com Bandeiras Azuis, sendo que seis pertencem à Póvoa de Varzim.

As zonas balneares com Bandeira Azul serão, então: Barranha (que se estende desde o Parque de Campismo da Estela até ao campo de futebol de Aguçadoura); Quião (que se estende do Cruzeiro de Aguçadoura até à Ribeira do Esteiro; Lagoa (que se estende da praia de Fragosinho até ao Bar da Praia); Zona Urbana Norte (que se estende do Bar da Praia até ao bar Náutico); Zona Urbana Sul I (que se estende do Náutico até à Esplanada do Carvalhido); e Zona Urbana Sul II (que se estende da Esplanada do Carvalhido até ao Porto de Pesca).

Para Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro do Ambiente, “esta é uma excelente notícia por força de todo o investimento que o município foi fazendo de forma sustentável para conseguir este desiderato”. O autarca destaca alguns dos critérios imperativos para a conquista destas seis Bandeiras Azuis, tais como a qualidade da água, das praias, dos equipamentos disponíveis e, também, da segurança de todas estas zonas balneares. Aires Pereira deseja que “esta atribuição aumente o número de pessoas que procuram as praias da Póvoa de Varzim e que o investimento do município tenha finalmente o retorno desejado”. Para além de todos os critérios referidos pelo Vereador do Pelouro do Ambiente, uma praia poderá candidatar-se à Bandeira Azul se estiver oficialmente designada e classificada nacional e internacionalmente como “água balnear”, isto é, ter pelo menos um ponto de amostragem para análise da qualidade da água balnear. O nome, limites e características deverão cumprir a legislação nacional (Decreto-Lei n.135/2009). A praia deverá estar equipada com as estruturas necessárias de acordo com a exigência dos critérios, ter um responsável identificado para os assuntos relacionados com o Programa Bandeira Azul e estar acessível a inspeções por parte da FEE e restantes entidades signatárias do processo de candidatura.

Com a atribuição destas seis Bandeiras Azuis, a Póvoa de Varzim ganha a aposta de se tornar um destino de férias por excelência, onde tradição se alia à inovação, e onde o sol e o mar são cartão-de-visita, complementado por uma boa gastronomia e uma dinâmica cultural que se reforça no Verão, honrando a campanha “Esta é a minha praia! Póvoa de Varzim – Uma praia para todos”.

Mais abaixo poderá verificar as localizações exatas das seis zonas balneares com Bandeira Azul.

Em Portugal, o Programa da Bandeira Azul teve início em 1987 com apenas 6 Bandeiras Azuis na região Norte, tendo sido registada uma evolução positiva.

As candidaturas são validadas pela Administração da Região Hidrográfica do Norte, I.P. (ARH do Norte, I.P.), sendo posteriormente analisadas por um júri nacional, ao qual entre outras entidades a ARH do Norte, I.P. pertence, que aprovam a lista de praias e marinas que têm condições para hastear a Bandeira Azul. Após a análise nacional, as candidaturas são enviadas e submetidas a um júri internacional, composto por elementos da FEE e de um representante da Comissão Europeia.

Antes do início da época balnear e da entrega da Bandeira Azul, a ARH do Norte, I.P. efetua visitas de controlo a todas as praias galardoadas para verificar o cumprimento dos critérios impostos pelo programa.

Painel Barranha  Painel Quiao
Painel Lagoa  Painel ZU Norte