Este é um projecto itinerante desenvolvido pela Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP) que desde Maio tem vindo a passar por várias escolas da região, chegando agora à Póvoa de Varzim com o apoio da Câmara Municipal.

Enquadrado na comemoração do Ano Europeu pelo Diálogo Intercultural, a Biblioteca Humana tem como propósito promover o diálogo entre jovens e a reflexão sobre a igualdade de oportunidades e interculturalidade no Espaço Europeu.  Para atingir este objectivo, a FAJDP preparou um espaço físico itinerante que funciona como uma biblioteca, onde os alunos da EB 2/3 de Aver-o-Mar vão encontrar, ao invés de livros “normais”, Livros Humanos, isto é, pessoas que representam grupos frequentemente vítimas de estereótipos, preconceitos, discriminação e exclusão social. Os participantes vão ainda receber material informativo, pedagógico e lúdico e poderão também assistir a actividades de educação não-formal.

Entre os objectivos principais definidos pela FAJDP, inerentes à organização desta iniciativa, encontram-se a sensibilização dos jovens para a importância da diversidade cultural e da igualdade; a promoção, no contexto nacional e europeu, da participação pública em diálogos sobre assuntos relacionados com a União Europeia entre os jovens, as autoridades políticas e outros agentes da sociedade civil; a desconstrução de estereótipos, de forma a fomentar a aproximação entre os povos, as culturas e as pessoas; e o desenvolvimento de uma cidadania europeia aberta para o mundo, que respeite a diversidade cultural e se baseie em valores universais dos direitos humanos.

Co-financiado pela Representação Portuguesa da União Europeia, a Biblioteca Humana conta ainda com o apoio do Governo Civil do Porto e do Instituto Português da Juventude.

Conheça melhor esta iniciativa e o seu calendário no portal da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto.