Mais de 120 atletas, em representação de vinte países, vão competir no Boccia World Open Póvoa 2014. Entre os dias 18 e 22 de junho, o Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim irá acolher esta prova desportiva que conta para o Ranking Mundial da disciplina.
Joaquim Viegas, Presidente da PCAND, afirma ser uma honra para a associação a realização desta competição na Póvoa de Varzim, “a cidade mais amiga do Boccia do mundo. As acessibilidades do local, a gentileza das pessoas e a sua perícia na organização de um evento como este, o sol e o mar fazem da Póvoa de Varzim a cidade do Boccia”.
O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, explica que “o significado social do evento tem uma importância extrema no que diz respeito à sociedade de inclusão pela qual lutamos arduamente”.
Depois dos êxitos nas provas nacionais, o município da Póvoa de Varzim voltou a ser escolhido para a realização de uma competição, desta vez internacional (etapa europeia) e em que os atletas de Boccia vão tentar conquistar um lugar para a prova Mundial. Este é um reconhecimento da entidade internacional da modalidade.
A seleção nacional de Boccia irá participar, como seria de prever, no Boccia World Open Póvoa 2014. Estes são os atletas lusos que participarão no Open: António Marques, João P. Fernandes e Bernardo Lopes (BC1); Cristina Gonçalves e Abílio Valente (BC2); Luís Silva, José Macedo e Mário Peixoto (BC3); Fernando Pereira, Pedro da Clara e Domingos Vieira (BC4).
A seleção nacional irá também competir nas categorias coletivas: Pares BC3, Pares BC4 e Equipas BC1-BC2.
A realização desta prova vem também confirmar o equilíbrio da cidade, na sua maioria edificada numa zona plana e que demonstra que a Póvoa de Varzim é uma cidade preparada para receber atletas e pessoas com dificuldades motoras.
A competição é organizada pela PCAND Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.