Em representação da Câmara Municipal, a Vereadora do Ambiente reconheceu tratar-se de um projeto muito importante para a transição climática da qual a nossa cidade se assume no centro da mudança. Sílvia Costa referiu que “Bosques pela Clima” é um projeto bastante abrangente ao qual todos podem associar-se e ter um papel ativo, desde empresas, juntas de freguesia, escolas e comunidade em geral. 

Neste sentido, apela-se à participação da população na próxima iniciativa promovida pelo Município e Centro do Clima que será a reflorestação com espécies autóctones, em São Pedro de Rates, no dia 8 de dezembro, no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Foi, igualmente, anunciado que o Centro do Clima será o primeiro parceiro em Portugal do Life Terra, uma das maiores iniciativas europeias de ação climática, criada com o objetivo de plantar 500 milhões de árvores.

A sessão contou, ainda, com o testemunho gravado da poveira Ana Milhazes, fundadora do movimento Lixo Zero Portugal e escolhida a primeira embaixadora do projeto Bosques pelo Clima.

A iniciativa terminou com um momento musical protagonizado por Ana Maria Pinto e com a distribuição de vasos com sementes de espécies florestais autóctones para plantação, preparados pelas crianças do ATL da Junta de Freguesia da Estela.