Foi relatado o reconhecimento unânime da existência de um problema grave de maus odores, resultante da 3ª Reunião da Comissão de Acompanhamento Local deste aterro, na qual participaram os Vereadores Luís Ramos e Sílvia Costa. Nessa mesma reunião, foi também consensual o entendimento de que o valor dos investimentos necessários em falta não são significativos face ao prejuízo para a qualidade de vida das populações.

Desde o dia 3 de março até hoje, ocorreram pelo menos 123 emissões de odores do aterro, o que corresponde a 54% dos dias com incomodidades de odores. A estas reclamações dos cidadãos, juntam-se outras dos empresários da Zona Industrial de Laúndos que também são afetados pelo mau funcionamento desta unidade de tratamento.

Ainda em matéria ambiental, foi aprovado o Plano de Educação Ambiental 2023/2024 desenvolvido tendo em vista o esclarecimento, a formação e a participação da população do concelho na identificação e na resolução dos problemas ambientais, contribuindo de forma decisiva para a construção de novos valores e atitudes, voltados para o desenvolvimento de uma sociedade comprometida com a solução para os seus problemas ambientais. E foi aprovada a formalização da candidatura do Município do Póvoa de Varzim à iniciativa Making Cities Resilient 2030 (MCR 2030) com o objetivo de tornar a Póvoa de Varzim numa cidade mais resiliente.

O Executivo Municipal aprovou a atribuição de suplemento de penosidade e insulabridade a 102 trabalhadores integrados na carreira geral de assistente operacional e que o suplemento seja fixado no valor diário de 4,09 € (correspondendo ao valor máximo legalmente admitido para o risco existente).

Foi aprovado também o recrutamento de 10 assistentes operacionais para Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., no âmbito da medida Contrato Emprego-Inserção, tendo por finalidade a ocupação pelo período de nove meses, por parte de candidatos inscritos no Centro de Emprego.

Na conferência de imprensa, após a reunião de Câmara, Aires Pereira aproveitou para manifestar a sua preocupação com as declarações do Diretor-Executivo do SNS a propósito do possível encerramento de urgências do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde. Recorde-se que o Presidente da Câmara tem tido um papel fundamental na manutenção dos serviços de saúde na nossa cidade, sem esquecer que o Município da Póvoa de Varzim já disponibilizou verbas e terreno para a ampliação de serviços e requalificação do Hospital, na defesa do interesse de todos os utentes.