O Presidente da Câmara recordou que esta iniciativa é a concretização de um dos compromissos assumidos no Plano Estratégico 2020-2030 (“incentivos à criação de um Centro de Investigação e Estudos das potencialidades dos recursos marítimos”). Além disso, trata-se de uma parceria que consolida, ainda mais, a relação institucional forte entre o nosso Município, a Academia e as Forças Armadas Portuguesas.

Durante a reunião de câmara, foram aprovadas as minutas de Adendas aos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências, titulando os valores a transferir pelo Município aos Agrupamentos de Escolas de Aver-o-Mar, Campo Aberto, Cego do Maio, Dr. Flávio Gonçalves, Rates, Escola Secundária Eça de Queirós e Escola Secundária Rocha Peixoto, no âmbito da transferência de competências da educação.

Foi aprovada, também, a minuta de Contrato de Comodato a celebrar com a Freguesia da Estela, para a utilização e gestão do Parque Desportivo da Estela por associações desportivas locais.

O Executivo Municipal decidiu aceitar a Proposta da Comissão Municipal de Toponímia de atribuição das seguintes designações toponímicas: Rua das Villas Caramuja e Rua Dr. Alberto Moreira, ambas na União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso.

Por fim, foi unânime a atribuição de apoios financeiros à Paróquia de Santa Eulália de Balasar para a obra de requalificação do Adro da Igreja Paroquial de Balasar, à Fábrica da Igreja Paroquial de Laúndos para o restauro do espaço da comunidade “Ar de Rock Laúndos”, e ao Rotary Club da Póvoa de Varzim para o aluguer de um autocarro, para uma visita de estudo dos utentes da Universidade Sénior.