Esta requalificação consiste no abate de alguns exemplares de choupos e replantação de novas espécies, mais adequadas ao espaço em questão.
Este abate encontra justificação na medida em que os choupos representavam um perigo para os transeuntes, devido ao elevado risco de queda e também pelo facto de provocarem muitas alergias nos moradores daquela área.
Feito o abate, é então altura de se proceder à restauração do espaço, procedendo a Câmara ao arranjo dos passeios e das guias, danificados durante o processo de desbastamento. Aproveitando a intervenção, a terra vegetal vai ser substituída e o sistema de rega renovado. Tudo isto para oferecer à comunidade um espaço verde digno e mais apropriado ao lazer.
Com o abate dos choupos, o número de árvores existente na Praça diminui, facto que a Câmara combate com a plantação, mais cuidada e ordenada, de várias espécies de árvores, mais folhosas, o que permitirá um crescimento saudável das plantas. Uma nova sementeira de relva será também efectuada.
Para além deste local, agora será a vez de iniciar uma intervenção do mesmo tipo na Rua José Régio, junto à Escola Flávio Gonçalves, e na Rua Virgínia Campos, junto à central de camionagem.
De realçar que esta é uma intervenção cuidada da Câmara, devidamente acompanhada pelos técnicos da autarquia.