Ao longo de mais de um ano de surto pandémico, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim nunca deixou de se dedicar à sua mitigação, prevenção e resposta; dedicação esta reconhecida já por duas vezes pela União Europeia como bom exemplo de boas práticas a nível internacional em contexto COVID. Este trabalho tem vindo a ser feito a todos os níveis, inclusive em apoios sociais às famílias mais necessitadas cujo valor é já de aproximadamente 1 milhão e 400 mil euros, como pode ser comprovado através dos balanços mensais publicados. Paralelamente, e logo em abril do ano passado, o Município investiu no funcionamento de um Centro de Testes COVID-DRIVE, numa casa de recuo com 60 camas na Escola Agrícola de Rates e na disponibilização de acomodação gratuita numa unidade hoteleira do concelho para os profissionais do nosso Centro Hospitalar, durante o período de maior número de internamentos.

No início deste ano, a autarquia poveira criou todas as condições para a instalação e operacionalização do Centro de Vacinação COVID, ao serviço dos utentes do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde onde, até ao momento, foram administradas cerca de 70 mil doses. Além de ceder as instalações do Centro de Ocupação de Aver-o-Mar para este fim, a Câmara Municipal aloca diariamente 12 funcionários para dar apoio no processo de vacinação, garante os serviços de segurança para a receção e armazenamento das doses de vacina e, ainda, assegura o devido funcionamento do sistema informático no local.

Ao todo, e apenas em quatro meses de existência do nosso Centro de Vacinação, o Município da Póvoa de Varzim investiu já mais de 100 mil euros em recursos humanos, aquisição além de material e apoio logístico, tal como pode ser consultado detalhadamente na infografia abaixo.

Para o Presidente da Câmara, “a parceria e colaboração entre o Município da Póvoa de Varzim e o ACES não é só de agora, temos estado sempre 100% disponíveis para acudir a todos os pedidos ou necessidades e, inclusive, para ir além do que é solicitado, como foi o caso da capacidade de vacinação que conseguíssemos que fosse de mais de 800 pessoas por dia”. “Infelizmente, até hoje, o Governo ainda não atribuiu nenhuma linha de financiamento direta às autarquias para as compensar do esforço e investimento no combate ao impacto local da COVID-19”, lamentou Aires Pereira, “mas, independentemente disso, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim continuará a investir nas pessoas e a estar na linha da frente de apoio durante e após a pandemia”.