A Câmara Municipal e a Escola EB 2.3 de Beiriz assinaram, esta manhã, um protocolo de colaboração cujo objectivo é promover o desenvolvimento de dois projectos de Educação Ambiental denominados "Eco-Escolas" e "Uma Horta na Escola".
A concretização destas iniciativas ambientais prevê a realização de um conjunto de actividades no âmbito da lavagem de automóveis, mecânica e jardinagem, destinadas aos alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente dos currículos alternativos.
O Pelouro do Ambiente contempla no Plano de Actividades de Educação Ambiental para o ano lectivo 2006/2007 as acções “Eco-Escolas” e “Uma Horta na Escola” com a finalidade de incutir nos mais novos preocupação com o meio ambiente e estimular o hábito de participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano. A autarquia compromete-se a apoiar estes projectos, disponibilizando material vegetal, substratos e adubos, bem como de auxílio a prestar por dois jardineiros, pelo período de duas horas semanais.
Deste modo, a escola e o município contribuem, simultaneamente, para a melhoria do desempenho ambiental dos adolescentes do concelho da Póvoa de Varzim. Sensibilizar os mais novos para questões ambientais e suscitar uma consciência ecológica são propósitos educacionais do Eng.º Manuel Angélico e da Dr.ª Luísa Tavares Moreira, representantes do Pelouro do Ambiente e Escola EB 2.3 de Beiriz, respectivamente.