“Os munícipes dos dois concelhos já não vão ter que se deslocar ao Porto, a Gaia ou à Maia com todas as incomodidades que essas deslocações representam”, afirmou o autarca.

Os cidadãos com prescrição médica vão poder efetuar as suas marcações, a partir do dia 13 de abril, através do número 252 090 169 (de segunda a sábado, das 9h00 às 17h00).

Aires Pereira anunciou, também, a criação de uma casa de recuo com 60 camas na Escola Agrícola de Rates para a eventualidade de ser necessário alojar idosos que não estejam infetados com a COVID-19 caso surjam casos positivos nos seus lares. “É um espaço que já se encontra equipado e totalmente preparado para não andarmos aflitos à procura de uma solução caso seja necessário”.

Quanto à situação de saúde dos utentes dos Lares de Idosos da Póvoa de Varzim, o Presidente da Câmara afirmou “não existirem suspeitas. Não temos nenhuma situação que nos mereça qualquer atenção especial. No caso específico de Aver-o-Mar todos os testes têm sido negativos, já só restando testar sete utentes. Todas as medidas têm sido tomadas para salvaguardar a saúde de todos, idosos e funcionários”.

O edil referiu, ainda, que está em funcionamento na Escola EB 2/3 de Beiriz uma cantina comunitária que está a servir 100 refeições por dia.

Até à cessação da situação excecional de prevenção e contenção da COVID-19 foi decidido pelo Município não cobrar as taxas mensais pela concessão de locais de venda no Mercado da cidade bem como pelos espaços comerciais daquele edifício. Também não será cobrado o estacionamento à superfície.

O Município assinou um protocolo com o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde que permite que médicos e enfermeiros pernoitem no Hotel Avenida, situado na Avenida Mouzinho de Albuquerque, de forma a proteger as respetivas famílias e, assim, também a restante população. O valor correspondente ao custo mensal do alojamento (18 mil euros) será garantido pelo Município.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim decidiu prorrogar o prazo de apresentação de propostas relativas à empreitada da requalificação da Arena da Póvoa de Varzim. Aires Pereira explicou que a atual situação do país iria condicionar a elaboração de propostas pelo que o prazo irá estender-se por mais 45 dias úteis. Sobre as verbas que serão investidas neste e noutros projetos no concelho, o edil esclareceu que “estas são obras que não comportam nenhum esforço financeiro ao Município, que são financiadas a 100% pelo Fundo do Turismo e que podem apenas ser utilizados para este fim. Ouço e leio nas redes sociais que o dinheiro deveria ser usado para ajudar os poveiros nesta fase difícil das suas vidas. De uma vez por todas as pessoas devem perceber que não é possível utilizar este dinheiro que foi atribuído ao Município para outros fins. A Arena não terá qualquer impacto no orçamento”.

O autarca anunciou, ainda, a rescisão definitiva com a empresa responsável pela obra da antiga Garagem Linhares, futuro Centro de Atendimento Municipal. “Iremos tomar posse administrativa do espaço para podermos concluir esta empreitada”.

Na reunião foi aprovado o apoio ao MAPADI para a aquisição de uma viatura de nove lugares que, sem dúvida, irá contribuir para o cumprimento da sua missão em prol das famílias poveiras com membros com deficiência intelectual e necessidades educativas especiais.

Aires Pereira deixou uma recomendação a todos os poveiros: “este ano não haverá Anjo. Todos os parques vão estar encerrados e a PSP, GNR, Polícia Municipal e Proteção Civil têm operações montadas no sentido de impedir comportamentos de risco. Os piqueniques vão ter que ficar para o próximo ano”.