Esta empreitada encontra enquadramento no investimento autárquico feito na requalificação do Bairro da Matriz, ao abrigo de uma candidatura aprovada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), dotando esse espaço público de condições melhoradas para peões e bicicletas. Ao todo, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim já investiu mais de 2 milhões de euros na valorização do centro da cidade, nomeadamente na melhoria de 17 arruamentos, na requalificação de uma área superior a 14 mil m² e na criação de novas centralidadespara breve, a abertura de uma praceta a norte da Igreja da Matriz e, para agora, a ligação pedonal da Rua Rocha Peixoto ao Mercado Municipal que, além da área de passagem, servirá também de zona de convívio agradável com bancos e espaços verdes. 

Aires Pereira acrescentou que, através destas melhorias, o Município irá estar em condições de se poder candidatar aos fundos do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) alocados à promoção da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso e utilização do espaço público; “A Póvoa de Varzim irá continuar, assim, a ser de todos, para todos”. 

Na Reunião de Câmara foi, também, aprovada a requalificação da faixa a poente da marginal de Aver-o-Mar, num montante de aproximadamente 350 mil euros. Este investimento surge na sequência da anterior aprovação, pelo Executivo Municipal, da adjudicação da construção do campo de futebol de Aver-o-Mar. Esta obra atual irá, entre outros aspetos, adequar o sistema de rega dos campos de futebol, efetuar alterações nas redes de drenagem de águas residuais e pluviais de modo a suprir debilidades e rever o projeto de abastecimento de água, por forma a racionalizar os consumos.