Como explicou Aires Pereira, “com esta oferta ficarão disponíveis 11 camas para alojamento académico na zona histórica da cidade” e vamos conseguir pôr a residir na Póvoa de Varzim mais jovens deslocados de outras cidades e “disponibilizar soluções de alojamento de forma condigna e a preços acessíveis para os estudantes poveiros”. Com um prazo de execução de sete meses, a obra tem um valor base de 749.086,10 €.

E como o tema da mobilidade importa para toda a comunidade, mas em especial para os jovens que recorrem diariamente ao transporte público para estudar, estagiar ou trabalhar, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim deu nota que no dia 1 de novembro entrará em vigor a nova linha de autocarros no concelho. Esta informação foi confirmada pela Área Metropolitana do Porto, a autoridade responsável pela operação “UNIR“, que vai cobrir 99,8% da população da Póvoa de Varzim através de 17 linhas e 339 paragens.

Foi igualmente aprovada a abertura de concurso público para a Reabilitação do Bairro Social de Amorim – caixilharia exterior, painéis fotovoltaicos e zonas comuns. Esta empreitada surge no âmbito da candidatura apresentada ao abrigo do 1.º Direito, Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência, designada “Reabilitação de 44 Fogos – Rua Manuel José Martins – Amorim”, que prevê a realização de várias obras de reabilitação do edifício, quer ao nível de interiores, quer ao nível da reabilitação exterior.

Com um prazo de execução de seis meses e investimento base de 561.800,00 €, a obra prevê a substituição das caixilharias existentes em alumínio por caixilharias em PVC, termicamente mais eficientes, a aplicação de isolamento térmico na laje de esteira da cobertura, bem como a instalação de painéis fotovoltaicos de auto produção de energia bem como a reabilitação das zonas comuns do edifício.

Durante a reunião, foi aprovada a contratação de 7 agentes de 2.ª classe (estagiários), para integrarem a equipa da Polícia Municipal de modo a completar 30 elementos. E, por fim, Aires Pereira propôs um voto de pesar pelo falecimento de Duarte Resende Aguiar, que de 1990 a 1993 foi Vereador no Município da Póvoa de Varzim.