Neste sentido, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira propôs, na reunião de câmara de ontem, 19 de setembro, a atribuição de um Voto de Louvor: “Ao terminar a comissão de serviço que o Capitão-de-fragata Artur Simas Silva prestou na Póvoa de Varzim, como Capitão do nosso Porto e Comandante Local da Polícia Marítima, impõe-se reconhecer, e louvar, a colaboração que aquele quadro superior da nossa Marinha prestou à Póvoa de Varzim.

De facto, no exercício daquelas funções, esteve sempre disponível e empenhado para, com o município, implementar nas nossas praias as medidas que conduzissem à melhoria das suas condições de segurança, de ordenamento e de fruição. O esforço do município para a criação de um ambiente de crescente qualidade, necessário para a afirmação da Póvoa de Varzim como um destino balnear de excelência, contou sempre com o apoio entusiástico do Capitão-de-fragata Simas Silva, que igualmente foi notório na procura da melhoria das condições de navegabilidade e segurança do nosso Porto de Pesca.

O Capitão-de-fragata Simas Silva é, pois, credor do reconhecimento e do louvor do município”.

O executivo municipal aprovou a alteração ao Plano de Pormenor da Zona Industrial de Laúndos, o que para o edil “é muito importante para o desenvolvimento das indústrias. A nova alteração legislativa permite que isto seja feito através de uma alteração ao loteamento poupando muitos prazos relativamente ao Plano de Pormenor que estava aprovado. A proposta aprovada irá à Assembleia Municipal e permitirá, de uma vez por todas, podermos alienar as áreas de expansão anexas aos lotes já existentes, tal como fizemos com a fábrica A Poveira”.

Nesta sessão, foi também aprovada a atribuição de subsídios destinados à aquisição de material escolar aos alunos do 1º ano do 1º CEB com escalão 1(A) e 2 (B) no ano letivo 2016/2017, “uma vez que o Governo só autorizou a cedência dos manuais e não contemplou no seu orçamento o material escolar e o município vem compor essa parte que faltava”, esclareceu Aires Pereira.

Foi ainda aprovado, “mais uma vez e como nunca deixámos de o fazer ao longo de todos estes anos, a cedência de um motorista para fazer o transporte diário das crianças do Instituto Maria da Paz Varzim”; as bolsas de estudo da Fundação Rotária Portuguesa com vista ao ano letivo 2016/2017 destinadas a estudantes do nosso concelho; e dois apoios: ao Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais” para a organização de um Festival de Folclore e à Paróquia de S. José de Ribamar para a participação da Banda Musical na Procissão de S. José.