Para o Presidente da Câmara, “a promoção da compra da Camisola Poveira é uma ode à história e herança cultural do concelho da Póvoa de Varzim e, também, uma forma de valorizar e dignificar o trabalho meritório desenvolvido pelos nossos artesãos locais há mais de 150 anos.

Segundo Aires Pereira, essa foi a razão que levou “a autarquia a estabelecer uma ponte entre aqueles que querem ter acesso a este artigo tão único e os que querem ter condições para poder produzir e exportar uma peça tão especial”.

Todos os artesãos que saibam produzir a Camisola Poveira e queiram vendê-la no Marketplace “É Bom Comprar Aqui!” devem contactar os Serviços de Turismo através do pturismo@cm-pvarzim.pt ou 252 298 120.

Como já é regra do nosso Marketplace “É Bom Comprar Aqui!”, é aplicado um desconto de 5% em todas as compras, automaticamente aplicável na altura do pagamento online ou presencial. A compra com desconto pode ser efetuada através da nossa app “É Bom Comprar Aqui!” (disponível para download em Android e IOS – consultar QR Code abaixo) ou diretamente nos Serviços de Turismo.

A Camisola Poveira é um artigo especial e único, fabricado à mão e de forma artesanal. Não há produção em massa ou industrial, por isso cada peça demora, em média, 50 horas a ser produzida. Não há duas Camisolas Poveiras iguais, dependendo a sua produção da criatividade e arte de cada artesão envolvido no processo. Não há stock guardado e cada peça é produzida apenas após o processamento e pagamento da encomenda. Solicita-se, por isso, a compreensão por parte de todos os interessados para o facto de o limite por cada cliente ser, no máximo, de 2 peças por compra.

Uma vez que a produção está limitada à capacidade de produção dos artesãos do concelho da Póvoa de Varzim, o prazo de produção das peças é variável e está estabelecido para 30-90 dias por peça, ao qual acresce o tempo de transporte, no caso de o cliente querer a entrega ao domicílio. Há também a possibilidade de proceder ao levantamento presencial e gratuito da peça junto dos Serviços de Turismo (Praça Marquês de Pombal, código postal 4490-442 Póvoa de Varzim), após o processamento da encomenda, pagamento da compra e assim que finalizada a confeção.