Mais de mil estudantes estiveram presentes nas duas cidades para participarem nas provas de andebol, atletismo, badmington, basquetebol, futebol, futsal, hóquei em patins, natação, rugby, squash, ténis de mesa, tiro ao arco, voleibol de Praia, voleibol e xadrez.

cnu 2010

A Póvoa acolheu os Campeonatos Nacionais nos três primeiros dias com a disputa dos primeiros lugares em natação, atletismo, tiro ao arco e voleibol de praia. Utilizando as excelentes instalações de que o concelho dispõe para a prática destas modalidades, nomeadamente, as Piscinas Municipais, o Estádio Municipal, o Campo de Tiro de S. Pedro de Rates e, por fim, a zona desportiva na Praia do Carvalhido, a organização do evento – a cargo do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) – empenhou-se em tornar memorável esta semana. Na natação, destacamos a presença de Adriano Niz, atleta poveiro actualmente no Sport Lisboa e Benfica. O nadador sagrou-se campeão nacional universitário nos 100 metros Costas, nos 4×50 metros Livres e nos 4×50 metros Estilos.   

Mas, mais do que uma competição, os Campeonatos Nacionais Universitários são uma prova de persistência e dedicação ao desporto. Conciliar a vida académica com a condição de atleta não é a opção mais fácil para um jovem integrado no ensino universitário. No entanto, este milhar de estudantes continua a esforçar-se por manter os treinos e a boa forma. E foi esta boa forma que pautou todos os momentos vividos na Póvoa. Os participantes proporcionaram ao público emoção e divertimento, dando uma verdadeira lição de bom comportamento e fair-play.