De 27 para 28 de fevereiro são esperados milhares de foliões na Avenida dos Banhos e no Largo do Passeio Alegre, a aproveitar o bom tempo que se espera para essa noite. Mas o calor da festa não será provocado apenas pela temperatura ambiente, pois haverá muita música e animação entre as 21h00 e a 01h00, para que os mascarados possam festejar a preceito mais um Carnaval poveiro repleto de disfarces verdadeiramente imaginativos e surpreendentes.

No entanto, as festividades não começam na noite de Carnaval propriamente dita. No dia 23 de fevereiro, a animação será dirigida aos mais necessitados, no Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates. Aos anfitriões, juntar-se-ão A Beneficente, o Centro Social Bonitos de Amorim, o Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, o Centro Social e Paroquial de Terroso, a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, o Centro Social e Paroquial de Aguçadoura, o Mapadi e a Fundação Alexandrina de Balasar. O convívio terá início às 14h30, mas promete prolongamento durante toda a tarde, com música alusiva, em ambiente de discoteca, a puxar por um pé de dança de todos os utentes, idosos e crianças das Instituições Particulares de Solidariedade do concelho poveiro.

Na manhã do dia seguinte, 24, a partir das 10h00, milhares de pequenos mascarados irão lotar a Praça do Almada para uma manhã de festa no desfile de Carnaval infantil. O cortejo irá contar com a presença dos alunos provenientes de Jardins de Infância da rede Pública, Particulares e das Instituições particulares de solidariedade social (IPSS), bem como de Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico da rede pública e privada do concelho. Os milhares de petizes mascarados de heróis, princesas, bruxas ou vilões, irão então prosseguir em conjunto ao longo da Rua da Junqueira, em direção ao Passeio Alegre, prometendo contagiar a manhã da Póvoa de Varzim com muito riso e alegria.

Na noite de 25, a partir das 20h30, é chegada a vez de as Tricanas Poveiras festejarem a preceito, nas instalações da sua sede. Terá lugar um concurso de fantasias e muita animação musical, com destaque para a presença do artista poveiro Francisco Nova.

A Casa da Juventude também se associou a esta época festiva e elaborou um programa rico em iniciativas. Esta contará com decoração e animação carnavalesca entre os dias 20 e 28 de fevereiro; o workshop “Cria a Tua Máscara”, a partir das 16h00 de 22, e com a festa propriamente dita, no dia 27, que contará com animação, desfile de máscaras, um torneio de limbo e lanche temático, a cargo das turmas do Curso Técnico de Apoio à Infância e do Curso Técnico de Restauração, da Escola Profissional de Esposende.

Se pretende aproveitar o Carnaval para juntar diversão com exercício físico, está convidado a participar na Mega Aula organizada pela Varzim Lazer, no dia 27. Às 19h00, no Pavilhão Municipal, pode frequentar as aulas de zumba, cycling e alongamentos e se preferir desporto debaixo de água, as Piscinas Municipais vão receber aulas de hidroginástica (19h20 e 21h20) e hidrobike (20h40). Apenas precisa de trazer uma fantasia carnavalesca e muita boa disposição.

Em Balasar, a grande festa está reservada para o dia 4 de março, no Salão Paroquial junto ao campo de futebol. Com começo agendado para as 21h00, haverá Desfile de Máscaras com prémios para os melhores mascarados, tanto para adultos como crianças. A animação musical estará a cargo do DJ Renato Neiva.

Por todo o concelho, haverá Carnaval. Participe nesta festa espontânea e venha divertir-se em família na Póvoa de Varzim.