No seguimento do balanço das medidas de apoio social feito pelo Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, no passado dia 27 de março, o Município tomou a iniciativa de verificar se os idosos do Centro estavam ameaçados, depois de confirmado o teste positivo de um técnico de saúde que aí prestava cuidados, em simultâneo com um lar de Famalicão, onde o surto da doença se espalhou.

Em conjunto com a Delegação de Saúde da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a Câmara Municipal, através do seu Gabinete de Coesão Social, acompanhou o processo desde a primeira hora, tendo apurado que os primeiros cinco utentes testados deram negativo para Covid-19, na semana passada.

Já esta semana, com o empenho do Município, que procedeu à aquisição de 10 novos testes, confirmou-se a boa nova que mais 10 utentes testaram negativo para o novo Coronavírus.

É igualmente com satisfação que se informa que os restantes 17 utentes do Centro Social de Aver-o-Mar se mantêm assintomáticos e com boa saúde, quinze dias passados da confirmação do caso positivo da auxiliar de enfermagem.

Apesar de este facto dar esperança e tranquilidade para os próprios utentes e seus familiares, cabe agora à Delegação de Saúde da Póvoa de Varzim e Vila do Conde a total responsabilidade, a partir desta data, de providenciar a realização dos testes aos membros que faltam, sendo certo que o Município tudo fará para que tal se confirme o mais breve possível.

Os cuidados das entidades e do público em geral têm tido resultados muito positivos. No entanto, não se pode vacilar enquanto não tivermos alterações nas medidas de emergência decretadas pelo Governo no combate a esta pandemia.

Fique em casa! Respeite as medidas preventivas e de higiene e o comportamento dedicado de todos e de cada um. Por uma comunidade mais forte e saudável.