A disciplina, a coordenação e a organização sempre presentes nas cerimónias militares fazem deste um espectáculo único para o público, que esta manhã seguiu atentamente os militares que cumpriram um esquema protocolar de saudações e homenagem aos soldados mortos em combate.
Com a participação de militares da Escola Prática dos Serviços, de Beiriz, e de outros batalhões convidados, a cerimónia começou com a saudação das autoridades presentes, entre as quais se encontrava o Presidente da Câmara Municipal, a que se seguiu a saudação do estandarte nacional. A entrada da bandeira portuguesa, acompanhada de uma guarda de honra e a interpretação do hino nacional, com a participação do público presente, foi dos momentos mais marcantes desta cerimónia, de onde se destaca também a sentida homenagem aos soldados que deram a vida pela pátria, em combate.

Com o trânsito cortado no Largo do Passeio Alegre, era notório o silêncio e respeito com que as pessoas seguiam esta cerimónia, que terminou com um desfile de viaturas e a exibição de alguns exercícios militares, onde os soldados demonstraram destreza e coragem.

As comemorações deste segundo aniversário da EPS prolongam-se até amanhã, dia 2 e decorrem paralelamente ao programa das festas de São Pedro. Demonstrações práticas e exposição de materiais militares, a torre de multi-actividades, usada para escalada e rappel, entre outras actividades, e que estará também acessível ao público, são outras das iniciativas que compõem o programa de comemorações, que se iniciou no dia 30.

Amanhã, a encerrar, a Orquestra Ligeira do Exército, apresenta-se em concerto, às 21h30, no Largo do Passeio Alegre.

A anteriormente designada EPAM – Escola Prática de Administração Militar – agora Escola Prática dos Serviços, tem as suas instalações no quartel militar, em Beiriz.