Trata-se de um evento organizado pela CNIS (Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade) em parceria com a IDIPSS (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social) do Porto, e também com as UDIPSS de Bragança, Vila Real, Braga e Viana do Castelo, que irá culminar com a Festa da Solidariedade 2014 e um Congresso, no próximo fim de semana, no Porto.

É uma união do Terceiro Setor que pretende, desta forma, promover, divulgar e mostrar, de uma forma articulada com todos os atores chave distritais, a natureza e a identidade do Sector Social.

Esta ação foi muito participada no âmbito do concelho poveiro, que recebeu a Chama dos parceiros de Viana, às 13h00, na freguesia da Estela, com a colaboração dos escuteiros. Depois foi transportada até à Póvoa de Varzim, onde foi recebida em grande animação, no palco em frente aos Paços do Concelho, na Praça do Almada, até por volta das 15h00. Centenas de crianças e idosos de 19 IPSS’s da Póvoa de Varzim uniram-se no espetáculo diversificado e colorido de acolhimento a este símbolo de unidade e solidariedade, valores defendidos pelas Instituições de Solidariedade espalhadas pelo país.

A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, agradeceu a todas as instituições concelhias, desde dirigentes, coordenadores a utentes, por conseguirem preparar uma festa tão bonita em nome da Póvoa de Varzim: “sem vocês esta festa não seria possível, por isso, muito obrigada!”

A autarca enalteceu o voluntarismo da comunidade da Póvoa de Varzim, que sempre que é necessário está presente e mobiliza-se para ajudar o próximo, dando mais valor à palavra Solidariedade. Depois desta bonita receção, referiu Andrea Silva, a “Chama irá ser entregue aos responsáveis pelo acolhimento em Vila do Conde e espero que o testemunho seja entregue não apenas nas mãos dos nossos parceiros, mas também nos corações”.

O presidente da IDIPSS – Porto, Padre José Batista, mostrou-se grato pela colaboração da Câmara da Póvoa de Varzim e também ao muito empenho colocado por toda a população e instituições nesta iniciativa. O objetivo desta ação é chamar a atenção para o maior número de intervenções que as IPSS’s são chamadas a ter para apoiar a sociedade, “numa altura em que todas as instituições do país sofrem diversas carências no âmbito do seu trabalho diário”. Veja a fotogaleria do evento.

Foram as seguintes as entidades da Póvoa de Varzim que participam desta iniciativa: A Beneficente; Associação de Solidariedade Social de ARGEVADI; Centro Paroquial de Solidariedade Social da Paróquia de São José de Ribamar; Centro Social Bonitos de Amorim; Centro Social de Bem Estar de São Pedro de Rates; Centro Social e Paroquial D. Daniel Junqueira; Centro Social e Paroquial de Aguçadoura; Centro Social e Paroquial de Navais; Centro Social e Paroquial de Terroso; Centro Social Monsenhor Pires Quesado; Delegação da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim; Instituto Madre Matilde; Instituto Maria da Paz Varzim; Liga dos Amigos do Hospital da Póvoa de Varzim; MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual; Obra de Sta. Zita, Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, Agrupamento CNE 123 de S. José de Ribamar e Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim.