O Município da Póvoa de Varzim irá receber, entre os dias 9 e 11 de abril, um ciclo de conferências dedicado aos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco.
Ao todo, serão três as palestras promovidas por Sylvio Lago pelos vários espaços culturais da cidade, sempre às 18h00: “Camilo Castelo Branco: romântico, realista e naturalista”, 9 de abril, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto; “Eça de Queiroz e Camilo Castelo Branco: um estudo de paralelos”, 10 de abril, no Arquivo Municipal; “Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz e Júlio Diniz: alguns paralelos”, 11 de abril, no Museu Municipal.
Sylvio Lago foi jurista, pós-graduado em Direito Público, pelo IIAP-ENA, França, Paris, especialista em Organização Governamental e Governança Pública, professor universitário, escritor-ensaísta, musicólogo, historiador da cultura e crítico literário. O autor tem realizado uma obra voltada para os grandes temas da literatura, da música e dos músicos, além de estudos e reflexões sobre as crises e percalços dos tempos modernos.
Proferiu conferências no Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, no Pen Clube do Brasil, onde também foi Secretário Executivo e em diversas instituições privadas e governamentais de natureza cultural. Como escritor é membro titular da Academia Brasileira de Arte – Rio de Janeiro (Fundada em 12 de agosto de 1942) e do Grêmio Literário – Lisboa (fundado em 13 de março de 1846).
Recorde-se que este ciclo de conferências encontra-se inserido na dinamização e promoção de uma agenda partilhada e integrada entre o Município da Póvoa de Varzim e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, de iniciativas culturais, artísticas, científicas e de divulgação da vida e obra de Camilo Castelo Branco, no âmbito do bicentenário do seu nascimento.
