Os melhores ciclistas portugueses vão participar nesta competição. O vencedor da Volta a Portugal, Gustavo Veloso, bem como o segundo classificado, Rui Sousa, são dois dos atletas que vão marcar presença nesta Clássica da Primavera. Além das mais notáveis equipas portuguesas, a prova vai contar com a participação de uma equipa americana, uma equipa colombiana e várias equipas espanholas.

No total, os ciclistas vão percorrer 147 quilómetros, percurso que inclui sete subidas ao Monte de S. Félix e a passagem por Aver-o-Mar, Navais, Estela, Laúndos, Rates, Terroso e Amorim. A organização, sob a responsabilidade do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Associação de Ciclismo do Porto, espera a participação de 160 atletas.

A chegada, também junto à Esplanada do Carvalhido, está prevista para as 14h15. A organização, bem como todos os atletas, com certeza, solicitam a presença da população ao longo do percurso, como forma de demonstração de apoio, uma espécie de oxigénio para os ciclistas.