À apresentação do programa, segue-se “Beiriz. Património arqueológico e artístico”, uma mesa redonda moderada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e que marca o arranque do início da série de eventos planeados para assinalar este ano tão especial.

Vão marcar presença, ainda, o arqueológo José Manuel Flores Gomes, a Diretora do Museu Municipal, Deolinda Carneiro, e o conservador do Museu Nacional de Soares dos Reis, José da Costa Reis, para abordar vários temas – designadamente, “Beiriz na imprensa local na década de 1870”, “Uma viagem ao passado mais remoto de Beiriz” e “As obras de arte sacra da Igreja «Nova» de Santa Eulália de Beiriz (1872 – 2022)”.

A apresentação do programa e a mesa redonda vão ter lugar na própria Igreja de Beiriz.