Aires Pereira justificou que “Lino Araújo foi um Presidente de Junta muito carismático, uma pessoa que sempre acreditou neste Complexo Desportivo”. Assim sendo, pode ler-se na Proposta do Presidente da Câmara o seguinte: “A luta por um complexo desportivo próprio, dotado das condições técnicas e logísticas adequadas ao treino e à competição, dimensionado para todos os escalões com que a freguesia, através da sua Associação Desportiva, se faz representar tanto em provas federadas oficiais como no Inter-Freguesias concelhio – essa luta vem de há mais de uma década, liderada pelo então Presidente da Junta de Freguesia, Lino Martins da Silva Araújo.

Foi a autarquia por si presidida que adquiriu um primeiro espaço para a implantação do complexo desportivo, cuja construção aliás iniciou – projeto que seria sacrificado pelo traçado da autoestrada entre Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão.

E foi por sua convincente e diplomática postura que o anterior recinto desportivo foi recebendo as obras de beneficiação que o tornavam apto à competição federada.

Infelizmente, Lino Araújo partiu antes de ver concretizado este projeto, por que tanto lutara. Nestes termos, é com muita honra que proponho: que o complexo desportivo que o município da Póvoa de Varzim edificou na freguesia de Balasar, e que tem inauguração agendada para o próximo dia 8 de dezembro, seja denominado Complexo Desportivo Lino Araújo, perpetuando assim a memória do autarca, apaixonado pela sua Terra, que tanto lutou por este empreendimento”.

O executivo aprovou também o Protocolo que estabelece as regras de cedência das instalações desportivas à Junta de Freguesia para que esta depois possa também ela ceder à Associação Desportiva e Cultural de Balasar.

Na reunião foi aprovada a abertura de procedimento de concurso público urgente para prestação de serviços no âmbito da recolha multimaterial em ecopontos e porta-a-porta até à conclusão do concurso público internacional.

O executivo aprovou o acordo de cedência de terrenos com a Fábrica da Igreja de São Pedro de Rates para integração no domínio público. O Município pretende promover a obra de construção do primeiro troço do arruamento/ variante ao Centro Histórico de Rates, por entender que esta via se revela da maior importância para a circulação automóvel local.

Foram ainda aprovados dois apoios: um à Fraternidade Nuno Álvares – Núcleo Padre Fonte/ Matriz para deslocação a Cernache do Bonjardim e outro ao Varzim Sport Club, um adiantamento por conta do apoio do subsídio que o Município lhe venha a conceder para a época desportiva 2019/2020.