Crianças do Instituto Maria da Paz Varzim, do ATL de A Beneficente e do MAPADI juntaram-se para participar numa oficina de reutilização de plástico que se iniciou com a dramatização da história “O Homem e o Ambiente”, de Fátima Pessoa. E porque Março é o mês da Árvore, da Floresta e da Primavera, esta foi uma manhã para aprender a fazer flores a partir da reutilização de garrafas de plástico. Esta actividade continua de tarde com a participação de mais 50 crianças provenientes da instituição O Regaço, de Terroso, e do Grande Colégio.

A Câmara Municipal, que promove a educação ambiental junto dos mais novos, participa também em parcerias com entidades externas. O exemplo mais recente é a colaboração, iniciada em Janeiro deste ano, com a LIPOR, que está a realizar, através do seu Gabinete de Informação e em colaboração com os serviços educativos da Biblioteca Municipal e do Pelouro do Ambiente, um programa de iniciativas sobre educação ambiental, que engloba várias actividades, como jogos didácticos sobre gestão de resíduos, oficinas pedagógicas sobre educação e protecção ambiental e reciclagem.

Estas iniciativas assumem a forma de actividades lúdicas e educativas e têm como objectivo sensibilizar a população escolar e o público mais jovem para os problemas ambientais, bem como ajudar ao desenvolvimento de uma consciência ecológica na vida quotidiana.

A primeira actividade foi o jogo do “Residuopólio”, um Monopólio adaptado para ensinar como recolher e tratar os lixos urbanos e promover a reciclagem. Em Fevereiro realizou-se uma oficina pedagógica, onde crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo aprenderam a reaproveitar papel e cartão. Hoje realiza-se a oficina pedagógica de reutilização de plástico e, no dia 10 de Abril, há uma oficina de reciclagem de papel. No dia 15 de Maio, realiza-se mais um jogo didáctico sobre educação ambiental e, no dia 19 de Junho, será a vez de um atelier de expressão plástica alusivo aos Santos Populares.