Com a ajuda de técnicas da lipor e da Biblioteca Municipal, as crianças aprenderam que há materiais que se podem reutilizar e que até os objectos aparentemente menos interessantes se podem transformar em coisas bem mais agradáveis. Cortar, colar e colorir as flores renascidas do cartão ocuparam a manhã destes alunos do ensino pré-escolar que, antes de iniciarem a sua actividade, tiveram ainda direito a ouvir a história “Os Ovos Misteriosos”, de Luísa Ducla Soares.
Esta tarde, a partir das 14h30, esta actividade volta a repetir-se, desta vez com os alunos da escola básica nº 1, da Póvoa de Varzim.
A oficina de reciclagem de cartão constitui a segunda de uma série de iniciativas de um programa de educação ambiental que a lipor está a desenvolver, em colaboração com a Câmara Municipal e que teve início em Janeiro com o jogo do “Residuopólio”, onde se testavam os conhecimentos das crianças na área da reciclagem e do tratamento de resíduos sólidos urbanos.
O programa de iniciativas de educação ambiental que a lipor está a realizar através do seu Gabinete de Informação e em colaboração com os serviços educativos da Biblioteca Municipal e do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal engloba várias actividades, como jogos didácticos sobre gestão de resíduos, oficinas pedagógicas sobre educação e protecção ambiental e reciclagem e prossegue no dia 27 de Março com uma oficina pedagógica sobre protecção do ambiente, através da dramatização e exploração da história “O Homem e o Ambiente”, de Fátima Pessoa. No dia 10 de Abril há uma oficina de reciclagem de papel, no dia 15 de Maio realiza-se mais um jogo didáctico sobre educação ambiental e, no dia 19 de Junho, será a vez de um atelier de expressão plástica alusivo aos Santos Populares.