Depois do jogo do “Residuopólio”, que teve lugar no final de Janeiro, as crianças vão agora participar numa oficina de reutilização de papel, que se realiza em duas sessões, uma às 10h30 e outras às 14h30, na Biblioteca Municipal.

Esta actividade destina-se aos alunos do ensino básico e tem como objectivo sensibilizar a população escolar e o público mais jovem para os problemas ambientais, bem como, ajudar ao desenvolvimento de uma consciência ecológica na vida quotidiana. Esta oficina pedagógica, durante a qual vão ser elaboradas tartarugas e flores a partir da reutilização de embalagens de ovos, envolve a narração da história Os Ovos Misteriosos de Luísa Ducla Soares e da fábula A Lebre e a Tartaruga, de La Fontaine.

O programa de iniciativas de educação ambiental que a lipor está a realizar através do seu Gabinete de Informação e em colaboração com os serviços educativos da Biblioteca Municipal e do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal engloba várias actividades, como jogos didácticos sobre gestão de resíduos, oficinas pedagógicas sobre educação e protecção ambiental e reciclagem e prossegue no dia 27 de Março com uma oficina pedagógica sobre protecção do ambiente, através da dramatização e exploração da história O Homem e o Ambiente, de Fátima Pessoa. No dia 10 de Abril há uma oficina de reciclagem de papel, no dia 15 de Maio realiza-se mais um jogo didáctico sobre educação ambiental e, no dia 19 de Junho, será a vez de um atelier de expressão plástica alusivo aos Santos Populares.