O programa do evento consiste na projeção de slides/vídeos, apresentação de posters, demonstração dos algoritmos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) com e sem apoio do Desfibrilhador Automático Externo (DAE) e no treino dos participantes nas várias competências e algoritmos, em bancas práticas e com apoio de manequins.

As crianças serão divididas em dois grupos de acordo com o seu horário  letivo  e  realizadas  duas sessões, a 1ª das 11h00 às 13h00 e a 2ª das 16h00 às 18h00.

No âmbito da sua atividade de formação médica em emergência e com o apoio dos profissionais e equipamentos da Instituição, o GEM irá realizar o evento de ensino e treino em ressuscitação, este ano, a propósito da 1ª comemoração do Dia Europeu “Restart a  Heart  Day”  instituído  a  16  outubro  pelo European Resuscitation Council (ERC), sob o tema “Crianças salvam Vidas”.

Os profissionais do CHPVVC irã deslocar-se ao exterior com o objetivo de chamar a atenção dos cidadãos para a relevância da “Cadeia de Sobrevivência”, para a importância do SBV e desfibrilhação precoces e para a necessidade de todas as crianças deverem receber formação em ressuscitação.

“As crianças não são apenas os adultos de amanhã, são também os reanimadores, os salva vidas, de hoje e amanhã”.