O Cronologia Ferroviária Portugal é um livro que individualiza um dos grandes eventos do século XIX em Portugal e que tem como objetivo, divulgar este tema histórico de uma forma simples para que as gerações atuais e futuras vejam de que o desenvolvimento de muitas das nossas cidades, vilas e povoações se deve em grande parte a este “fenómeno” que atravessou gerações e que se chama «caminho-de-ferro».

O seu autor, José Ribeiro da Silva, refere tratar-se de “um trabalho feito com muito prazer e dedicação por um tema cuja história é enormíssima e que no final, o conteúdo acaba por ser insignificante para a grandiosidade que o caminho-de-ferro representa na nossa sociedade.

A divulgação desta obra referente a este fenómeno criado no século XIX, o mesmo que “transportou” até aos nossos dias muitas das histórias extraídas para este exemplar, é um trabalho de lazer “amealhado” ao longo de três décadas de muita paixão que me deu um prazer incomensurável na sua realização e acaba por me deixar extremamente feliz, especialmente por ter a noção de que o conteúdo deste livro perdurará para sempre como testemunho ao “encontro” das futuras gerações. Fascinei-me por este tema naturalmente, pois o caminho-de-ferro fez parte da minha vida familiar desde que nasci e assim se prolongou até aos dias de hoje. Sou natural de uma freguesia de Cinfães do Douro, local onde nasci na década de cinquenta do século passado e por isso, não foi estranho dedicar-me com afinco a este tema, depois de ter representado a CP durante 41 anos”.