O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou nas comemorações e elogiou o que se tem passado na União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, que “é notoriamente um exemplo não só para o concelho mas também para o país” no que diz respeito à nova reorganização administrativa.

O edil reconheceu que “as pessoas foram capazes de criar um projeto conjunto sem deixar de atender às especificidades de cada uma das freguesias que foi envolvida neste processo. Daí que a comemoração do Dia da Freguesia faça todo o sentido que tenha esta itinerância, que se faça em Aguçadoura e Navais para que ninguém se sinta excluído e para que ninguém sinta que é cidadão de segunda nesta união de freguesias”.

Aires Pereira também fez questão de se pronunciar sobre “a relevância de se escolherem pessoas das duas freguesias para homenagear porque, felizmente, quer numa quer noutra, não faltam pessoas com valor e com reconhecimento que merecem naturalmente esta homenagem quer seja na área da cultura ou do desporto. Há muitos e bons exemplos nestas duas freguesias para continuarmos a fazer estas homenagens ao longo dos próximos anos”.

Quanto aos distinguidos, Justino Cavalheiro, Manuel Carvalho e José Serra Moreira, o Presidente da autarquia poveira transmitiu que foi “uma noite particularmente feliz porque homenageamos a cultura popular, que é para nós a razão e a diferença das nossas comunidades. Quando nos esquecermos de onde viemos dificilmente saberemos para onde vamos. Aquilo que a União de Freguesias pretendeu com estas homenagens não podia ser mais importante e relevante no momento muito difícil que vivemos”, constatou.

Fernando Rosa, Presidente da União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, justificou as distinções às três personalidades que “muito têm contribuído para a cultura das freguesias”, referindo-se aos dois primeiros “com várias publicações, entre as quais ‘Alma e Terra’ cujas receitas revertem a favor do Centro Paroquial de Aguçadoura, enquanto José Serra na divulgação do folclore e cantares”.

Veja a fotogaleria.