Neste sentido, ficaram definidas duas ações, uma denominada “Imagem, Autoestima e Autoconceito” e outra denominada de “Competências Sociais Básicas”.

Estas ações estão a ser dinamizadas em período laboral, a primeira foi dinamizada entre junho e julho e a segunda está a ser dinamizada entre os meses de setembro e outubro de 2018.

A ação “Imagem, Autoestima e Autoconceito” tem como objetivo reconhecer a importância da imagem, autoestima e autoconceito na inversão de trajetórias de vida negativas e capacitar os formandos para a interiorização de competências necessárias ao exercício de uma cidadania ativa e responsável, que valorize as diferenças, nomeadamente a nível do género.

A ação “Competências Sociais Básicas” tem como objetivo estimular o processo de socialização e de integração laboral de indivíduos socialmente excluídos, através da promoção de competências pessoais e interpessoais e fomentar uma cultura baseada na procura/construção de oportunidades, de modo a criar percursos de vida mais responsáveis e positivos.

Especialmente dirigido para adultos com escolaridade entre o 1º ano e o 9º ano (incompleto), com particulares vulnerabilidades sociais, designadamente beneficiários do RSI e Desempregados de Longa Duração, o Pelouro da Coesão do Município sinalizou os formandos através dos beneficiários do Fundo Local de Emergência e através do apoio da Segurança Social, na identificação dos beneficiários de RSI.

A implementação deste curso tem como principal objetivo criar condições para o incremento do desenvolvimento pessoal e social do formando, promovendo uma motivação intrínseca. Ao longo do Curso haverá uma preocupação constante em assegurar o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens e controlar o progresso ao nível dos saberes e comportamentos, atendendo aos objetivos pedagógicos propostos e às singularidades de cada formando.

Esta iniciativa é financiada pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), pelo Programa Portugal 2020, União Europeia e Fundo Social Europeu.