O curso, que teve uma duração total de 30 horas, permitiu adquirir competências para o estabelecimento das bases de comunicação gestual. De acordo com a formadora, Sandra Silva, os formandos “concluíram um primeiro nível de aprendizagem, que lhes permite já construir frases e estabelecer o contacto com um deficiente auditivo”. O programa desta acção de formação abrangia, entre outros componentes, a aprendizagem do alfabeto, dos números, dos pronomes pessoais e possessivos, configurações e a glosa, isto é, a estrutura frásica da língua gestual, que, ao invés da comunicação verbal, se constrói com o sujeito primeiro, seguido do objecto e do verbo.

Para progredirem na aprendizagem da língua gestual, as formandas terão agora que avançar para um segundo nível e como, de acordo com a formadora, todas se mostraram interessadas, o curso deverá prosseguir, na Casa da Juventude.

O vereador do Pelouro da Juventude, Manuel Angélico, presidiu à entrega dos diplomas, tendo manifestado grande satisfação pelo interesse e empenho demonstrado pelas formandas, ao longo de todo o curso.

Na Casa da Juventude prepara-se um novo curso de língua gestual, no nível inicial, que irá decorrer em Junho, em data a anunciar, estando já abertas as inscrições.