A reunião, que se realizou à distância por causa das restrições pandémicas e de acordo com a agenda abaixo disponível, foi presidida por Juan Espadas Cejas e contou com a intervenção de Florika Fink-Hooijer, Diretora-Geral do Ambiente da Comissão Europeia.

Os membros do Comité das Regiões aproveitaram a oportunidade para partilhar entre si as experiências e ensinamentos que os municípios de cada Estado-membro tiveram ao longo deste quase um ano de pandemia. É importante referir, a este respeito, que o Município da Póvoa de Varzim remeteu a este órgão da União Europeia, no mês passado, um relatório interno com os desafios e boas práticas de resposta à situação pandémica registados a nível local.

O Presidente da Câmara expressou indicação de voto favorável quanto aos seguintes quatro Pareceres: Oitavo Programa de Ação em matéria de Ambiente, Vaga de renovação no setor dos edifícios e oportunidades para uma recuperação ecológica na Europa, Reforçar a ambição climática da Europa para 2030 tendo em vista a COP 26, Produtos químicos seguros e sustentáveis para um ambiente sem substâncias tóxicas nos municípios e regiões da Europa, e ainda, Os órgãos do poder local e a proteção do meio marinho.

Agenda da 6.ª Reunião da Comissão ENVE