A obra será apresentada pelo Dr. José Manuel Lages. É Licenciado em História pela Universidade do Porto e mestre em História da Colonização e Migrações Portugal/Brasil, pela Universidade do Minho. É Coordenador Científico do Museu da Guerra Colonial, em Vila Nova de Famalicão, Representante português com intervenção no Congresso da Frelimo em Maputo (2016) e observador em Congressos da FMAC (Federação Mundial dos Antigos Combatentes).

Sobre o livro Deficientes das Forças Armadas – A Geração da Rutura:

“A Associação dos Deficientes das Forças Armadas – Delegação do Porto, com o objetivo de divulgar o livro Deficientes das Forças Armadas – A Geração da Rutura, com prefácio do Professor Eduardo Lourenço, promove uma sessão pública de apresentação destinada a Instituições, Escolas e pessoas empenhadas em conhecer e estudar o período da história contemporânea, entre 1961 e 1974.

Nesta obra «a guerra colonial é aqui vista por aqueles que foram afetados no corpo e no espirito; é avaliada pelos que sentiram o seu efeito destruidor e passaram a valorizar mais a paz; é condenada pelos que sentiram o desprezo pelas vidas esmagadas; é inscrita na memória coletiva por quem ficou autorizado a julgar os que a deveriam ter evitado.»

Os deficientes das Forças Armadas ao criarem uma estrutura que os representasse – A ADFA – nos dias seguintes ao “25 de Abril”, corporizaram um projeto associativo fundado nos valores da dignidade, da solidariedade e da justiça social que este livro narra”.