Foi lançado, ontem, no Diana Bar, o Centro de Disseminação Demowfloat na nossa cidade.
Este foi o local escolhido para, até julho de 2015, estar exposto diverso material sobre o projecto Demowfloat e a tecnologia WindFloat.
Andrea Silva, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, transmitiu que “é um prazer para o Município da Póvoa, inovador em receber a turbina ao largo de Aguçadoura, agora acolher também esta exposição que vai fazer com que, até 2015, as pessoas possam conhecer um bocadinho melhor o funcionamento desta energia”.
Tendo em conta que a novidade gera alguma desconfiança, a autarca alertou para a importância das pessoas conhecerem esta nova tecnologia e saberem como funciona. Na sua opinião, “este trabalho pedagógico que é feito através desta exposição é muito importante, não só para quem já conhece mas também para os mais novos para que possam começar, desde já, a conhecer as novas alternativas para a produção de energia”.
João Maciel, da EDP Inovação, empresa que lidera o Windfloat, agradeceu o envolvimento de várias entidades e empresas, nomeadamente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que deram o seu contributo para tornar possível este projeto.
Aproveitou para fazer o ponto de situação do Windfloat, cujo “projeto de demonstração teve início em dezembro de 2011. Entretanto, já se passaram três invernos fortes e a boa notícia é que o sistema continua instalado e sobreviveu”, revelou.
João Maciel transmitiu que “tínhamos pensado que o verão de 2014 seria a altura em que concluiríamos o nosso período de testes mas estamos a requerer as necessárias autorizações para estender este período por mais dois anos para continuar a estudar um pouco mais e terem mais solidez as conclusões que estamos a tirar”.
Quanto aos resultados do projeto, referiu que, “já testada a sobrevivência e o desempenho do sistema, o próximo passo é pré-comercial”.
O WindFloat é um projeto experimental que visa testar uma turbine flutuante para instalação em águas profundas (profundidades superiores a 40m). Trata-se de uma forma de aproveitar a energia eólica no mar para conversão em energia elétrica.
O projeto Demowfloat, financiado pelo 7ºPQ da Comissão Europeia, reúne 12 entidades provenientes de 5 países diferentes que visam testar e monitorizar o desempenho da turbina eólica flutuante de nome WindFloat.
A exposição está aberta ao público, de segunda a domingo, e o acesso é gratuito, no horário de funcionamento do espaço.
Veja as imagens desta sessão inaugural.
Mais informação disponível em breve na página do projeto.