O percurso do desfile será o seguinte: saída da Praça do Almada em direção à Rua da Junqueira, passando pela Rua dos Cafés, terminando em grande animação no Largo do Passeio Alegre.

Este evento é uma organização conjunta do Grande Colégio com a Associação de Pais e Amigos da EB1 “Nova” da Póvoa de Varzim, que conta com a parceria do Pelouro da Educação deste Município, através de todo o apoio logístico necessário para o efeito.

Esta iniciativa, dirigida a todos os estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar e do 1º CEB da rede pública, solidária e particular do concelho, tem por objetivo proporcionar às crianças, oriundas de diversas escolas e jardins de infância, a participação num cortejo de carnaval que desfilará pelas principais ruas pedonais da cidade, exibindo as suas fantasias e dando largas à sua expressão corporal perante a assistência dos seus familiares, amigos e muitas outras pessoas que aguardam com entusiasmo a sua passagem ao longo do percurso e se deliciam com este momento de muita animação e festividade proporcionada pelos petizes, nesta época carnavalesca vivenciada um pouco por todo o país. Está prevista uma participação de cerca de 1.770 crianças.