O Atlético da Póvoa foi a grande sensação no Nacional de Corta-Mato Curto, disputado em Torres Vedras. A equipa poveira esteve em destaque na competição ao conseguir um brilhante 7º lugar no escalão masculino, entre as 28 melhores equipas nacionais que preencheram os requisitos para competir coletivamente. Pedro Silva, Avelino Eusébio, José Silva, João Ferreira, José Pedro Costa e António Magalhães contribuíram todos decisivamente para a conquista da 7ª posição do Atlético, apenas superada pelos resultados das equipas do Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Maia Atlético Clube, Atletismo de Seia, Sporting Clube de Braga e Beja Atlético Clube.

Destaque ainda para algumas prestações individuais de atletas do Atlético na competição, com Pedro Silva a terminar no 9º lugar e João Ferreira no 11º posto, em sub-23; Miguel Maia na 8ª colocação, em veteranos mais de 35 anos e para André Regufe no 4º lugar do Nacional, em iniciados.

O atletismo do CD Póvoa também marcou presença no Nacional de Corta-Mato Curto, com uma comitiva de 6 atletas, destacando-se a prestação de Fátima Silva, que alcançou um fantástico 2º lugar e consequente titulo de vice-campeã nacional nos 4.000m em veteranos femininos, com a marca de 15m e 46s.

Pode aceder a todas as classificações da prova aqui.

Em natação, os nadadores mais jovens do Clube Naval Povoense (CNP) participaram no Torneio de Técnicas Simultâneas, no sábado, nas piscinas municipais de Recarei (Paredes). Numa prova dedicada aos estilos de nado de bruços e mariposa, a comitiva composta por Afonso Liberal, Luís Carvalho, Pedro Rodrigues, Dinis Cambas, Dinis Pereira, Quévin Gomes, Diogo Barros, Afonso Neiva, Filipe Frasco, Tomás Lopes, André Lopes, Maria Degtaryeva e Mariana Fontes revelou uma grande evolução técnica e bateu vários recordes pessoais e do clube, naquela que foi a maior participação de sempre do CNP neste escalão etário.

Relativamente ao karaté, a União Poveira de Karaté (UPK) organizou um torneio infantil (até aos 13 anos), que contou a participação de 200 crianças. No certame, que serviu de preparação para o Campeonato Regional Norte, a turma poveira arrecadou 14 medalhas, sendo 6 de ouro. Destaque para os triunfos de Francisca Leonor, Diogo Ferreira, Rita Ribeiro, Maria Barbosa, Francisca e Diogo Fernandes, nas respetivas categorias.

O Centro de Karaté Aguçadourense (CKA) também se fez representar no torneio da UPK, com 53 atletas, tendo obtido 24 pódios e 5 medalhas de ouro, conquistadas por Mariana Vassalo, Eva Flores, Luciano Novo, Daniel Novo e Gonçalo Ribas.

A equipa aguçadourense participou igualmente num treino regional norte do Centro Português de Karaté, realizado no sábado de manhã. No evento, que contou com mais de uma centena de atletas vindos de todo o país, o CKA apresentou-se com 13 atletas graduados, num treino orientado pelo sensei José Alberto Monteiro, 4º Dan, de Roriz (Vila das Aves). No domingo, o sensei Vitor Poças e o hexacampeão nacional Vitalie Certan deslocaram-se a Braga para participarem no seminário dado pelo Sensei Oliva, 9º Dan, vindo de Espanha.

No que diz respeito às modalidades coletivas do CD Póvoa, destaque para a XVI edição das “12 horas MiniBasquete”, um evento organizado pela Associação de Basquetebol do Porto, que juntou cerca de 900 atletas, dos 2 aos 12 anos, nos pavilhões Fernando Linhares de Castro e Municipal, para uma maratona de mais de 100 jogos. A equipa do CD Póvoa venceu 2 jogos em sub-12 (36-28 perante o Alfenense e 66-4 sobre o Valença) e perdeu em sub-10 com o Monção, por 24-28.

Noutros escalões, o basquetebol da coletividade poveira somou 5 vitórias e apenas 3 derrotas. As sub-19 venceram o Atomicos SC (59-55), as sub-14 bateram o Clip (75-27), os sub-18 derrotaram o CB Viana (66-60), os sub-15 venceram o Basq. Leça (74-71) e os sub-14 dominaram o SC Mirandela (59-47). Menos fortuna tiveram os seniores masculinos, derrotados pelo Maia BC (53-74), os sub-16, vencidos pelo SC Vasco da Gama (57-65) e os sub-13, que perderam com o Basq. Leça (42-64).

O hóquei em patins e voleibol do CD Póvoa tiveram um fim de semana de emoções mistas, com 50% de triunfos. No desporto patinado, os seniores perderam perante o HC Cambra (4-8) e os sub-15 foram batidos pelo Académico FC (2-5), enquanto os sub-17 e os sub-13 superiorizaram-se perante o AD Penafiel (8-2 e 7-2, respetivamente). Relativamente ao voleibol, vitórias para os iniciados (3-2 sobre o SC Espinho) e para as cadetes e infantis (ambas com 3-1 perante o V.Guimarães) e derrotas para as seniores (1-3 com AC Coimbra), as juniores (0-3 frente ao AVC Famalicão) e para as iniciadas (0-3 com o VC Viana).