O atletismo poveiro conseguiu resultados de excelência, este fim de semana. Em representação do Atlético da Póvoa, Mariana Novo e Rafael Costa subiram ao pódio no Campeonato Nacional de Juvenis de Desporto Escolar, realizado na Maia. Mariana Novo foi 3º lugar nacional no salto em comprimento, com novo recorde pessoal de 5,47m, enquanto Rafael Costa se sagrou vice-campeão nacional no lançamento do peso, com impressionantes 14,69m.
Referir ainda que a equipa masculina do Desporto Escolar, da qual Rafael Costa fez parte, foi campeã nacional, apurando-se desta forma para o Campeonato do Mundo de Desporto Escolar, a ter lugar em Nancy, de 24 a 30 de junho deste ano.
Igualmente no atletismo, o CD Póvoa esteve no Centro de Estágios de Luso, em Aveiro, este fim de semana, para participar no Torneio Nacional de Provas Combinadas, organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Associação de Atletismo de Aveiro. Nos dois dias dedicados ao decatlo e ao heptatlo, Catarina Oliveira, em juniores, alcançou mínimos nacionais para o Campeonato Nacional de Juniores no heptatlo, ao alcançar o 3º lugar, com 3312 Pontos. Destaque para Jéssica Serra, em sub-23, que também alcançou o 3º posto na classificação geral do heptatlo, com 3120 pontos.
Em karaté, destaque para a presença da União Poveira de Karaté (UPK) na Nave Desportiva de Espinho, no domingo, onde decorreu mais um grande campeonato internacional organizado pelo NEKP e que contou com a presença de 600 atletas. A turma poveira, que se apresentou com uma pequena comitiva, conseguiu somar 8 pódios na categoria de kumite: 1º lugar para Rita Ribeiro (juvenis +53kg), João Ribeiro (juniores -61kg) e Miguel Santos (iniciados -57kg) ; 2º lugar para Miguel Carvalho (iniciados -54kg) e 3º lugar para Mafalda Silva (juvenis -40kg), Catarina Santos (juniores +53kg), João Barbosa (iniciados +54kg) e Pedro Oura (cadetes -57kg).
No sábado, a UPK esteve presente na Liga Olímpica da FNKP, com João Ribeiro a sagrar-se o grande vencedor com 6 combates vitoriosos. Segue-se agora, para a UPK, o Campeonato Nacional de karaté, a ter lugar no próximo sábado, em Lisboa.
Na modalidade de vela, o campo de regatas da Póvoa de Varzim recebeu, no domingo, a regata comemorativa do Dia da Marinha organizada pelo Clube Naval Povoense (CNP) com a colaboração da Marina da Póvoa e da Marinha Portuguesa. Foi uma prova muito disputada em que 1º e 2º classificado acabaram com os mesmos pontos, tendo acabado por vencer Cleópatra, de José Rafael da ANR, à frente de Bião II de Pedro Cunha, do Sport Clube do Porto, que teve de se contentar com o 2º posto. O mesmo sucedeu entre o 3º e o 4º classificado, que terminaram também com os mesmos pontos, mas o último lugar do pódio sorriu mesmo a Paulo Braga, do CNP, no seu Infinito. O Mari, de Fernando Bessa, também do CNP, finalizou a regata em 4º lugar. A concluir a classificação, mais dois atletas do CNP, o estreante Eduardo Viana na 5ª posição, com Kind Of Blue e João Leite Castro em 6º, com Inspiration Of Dartmouth.
Relativamente às modalidades coletivas de pavilhão do CD Póvoa, destaque para o basquetebol, que somou 4 triunfos em 5 partidas. Os sub-15 venceram o Académico FC por impressionantes 79-14; os sub-16 bateram o AD Ovarense por 72-49; os sub-14 receberam e venceram o BC Gaia por 61-56 e os sub-13 derrotaram o mesmo adversário por 39-37. Apenas os seniores foram derrotados pelo SC Beira-Mar (67-72), na derradeira hipótese de subida à Pro Liga. A turma poveira não resistiu a uma época exigente, mas deixou, ainda assim, o registo de uma temporada brilhante.
Em hóquei em patins, 100% de triunfos para o CD Póvoa. Os seniores receberam e bateram o Vouga por 7-1; os sub-20 venceram o CD Ordem por 4-1 e o Ac. Espinho por 3-1; os sub-17 e os sub-13 foram a casa do AD Penafiel vencer por 10-3 e 14-3, respetivamente.
Em relação ao voleibol, uma vitória e uma derrota para a equipa poveira. Os infantis femininos venceram o Boavista FC por 3-2, enquanto os cadetes femininos perderam com o CD Fiães por 2-3.